EUA preparam-se para “recessão ligeira” em 2023, prevê JP Morgan

“Prevemos um furacão económico de categoria um” na segunda metade de 2023, escreveram Michael Feroli e Daniel Silver, economistas do JP Morgan, sobre a economia norte-americana.

REUTERS/Eric Thayer

O CEO do JP Morgan, Jamie Dimon, já tinha alertado que os EUA preparavam-se para enfrentar um “furacão económico” no próximo ano. Agora, economistas do banco vieram dar uma noção de qual poderá ser a intensidade do fenómeno do outro lado do Atlântico, apontando para uma “recessão ligeira” na segunda metade de 2023.

“Prevemos um furacão económico de categoria um”, escreveram Michael Feroli e Daniel Silver, economistas do JP Morgan, o que pode ditar uma “resposta mais abrangente da Reserva Federal dos EUA para colocar a economia de volta no caminho certo”.

No mês passado, Jamie Dimon alertou que a economia norte-americana e global estão a enfrentar uma mistura “muito, muito séria” de ventos contrários que provavelmente provocará uma recessão em meados do próximo ano. Não foi a primeira vez que o gestor fez referência a um cenário de recessão. Em junho, o líder do JP Morgan disse que estava a preparar o banco para um “furacão” económico.

Os dois economistas do banco projetam ainda que a Fed vai manter o ritmo de normalização da política monetária durante 2023 antes de poder fazer uma pausa, apontando ainda para uma nova subida das taxas de juro de 100 pontos base: de 0,5% em dezembro e outros dois aumentos de 0,25% em fevereiro e em março.

Isto colocaria as taxas de juro perto dos 5% nos EUA, um patamar que muitas economistas consideram ir atirar a economia dos EUA para uma recessão.

“Se houver um abrandamento no próximo ano, será a recessão mais antecipada” que é possível recordar recentemente, escreveram os economistas, referindo que este facto “pode, por si, mudar a natureza do abrandamento”.

Relacionadas

Economia dos EUA e global caminha para recessão, diz CEO do banco JP Morgan Chase

O presidente executivo do JP Morgan prevê “algum tipo de recessão daqui a seis a nove meses”.
Recomendadas

Empresa espanhola de armamento recebeu carta semelhante à que explodiu na embaixada da Ucrânia

Uma empresa espanhola de armamento recebeu um envelope similar ao que foi enviado para a embaixada da Ucrânia em Madrid e que explodiu.

Atualização do IAS aumenta valor máximo do subsídio de desemprego em 93 euros

O valor máximo do subsídio de desemprego vai subir mais do que o previsto avançando 93 euros, para 1.201,08 euros, refletindo o aumento de 8,4% do Indexante de Apoios Sociais (IAS) em 2023.

Afinal, pensões mais baixas vão subir 4,83% em janeiro

Pensões até 961 euros vão ter aumento de 4,83%, pensões entre 961 euros e 2.883 euros vão subir 4,49% e pensões acima de 2.883 euros vão crescer 3,89%. Correção das atualização vai custar 110 milhões de euros, aos quais se somam os 1.155 milhões de euros já previstos.
Comentários