EUA. Problema técnicos no Arizona obrigam a solução de recurso

As máquinas de apuramento de votos em algumas mesas de voto no condado de Maricopa, Arizona, apresentaram deficiências que obrigaram a uma solução de recurso, para evitar severos adiamentos de resultados.

4 – Estados Unidos

Algumas máquinas de apuramento de voto não estavam a aceitar os boletins, pelo que as autoridades eleitorais locais tiveram de pedir aos votantes para usar uma caixa de depósito de votos segura ou a recorrer a outros centros de votação deste condado nos arredores de Phoenix.

“Mas todos estão a conseguir votar. Foi uma falha técnica e temos soluções de recurso, disse Bill Gates”, diretor da comissão de supervisão eleitoral no condado de Maricopa, no Arizona, um dos estados onde se vão centrar as atenções mediáticas da noite eleitoral, já que as sondagens indicam que qualquer resultado está em aberto.

Problemas semelhantes com máquinas de apuramento de votos já aconteceram em eleições anteriores, tendo servido para alguns grupos ativistas denunciarem falhas no sistema eleitoral, procurando denegrir a imagem do processo democrático nos EUA.

As eleições intercalares norte-americanas que hoje se realizam determinarão qual o partido que controlará o Congresso nos dois últimos anos do mandato do Presidente Joe Biden, estando também em jogo 36 governos estaduais e vários referendos estaduais a medidas sobre questões-chave, incluindo aborto e drogas leves.

Em disputa estarão todos os 435 lugares na Câmara dos Representantes, onde os democratas atualmente têm uma estreita maioria de cinco assentos, e ainda 35 lugares no Senado, onde os democratas têm uma maioria apenas graças ao voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris.

As eleições podem não apenas mudar a cara do Congresso norte-americano, mas também levar ao poder governadores e autoridades locais totalmente comprometidos com as ideias de Donald Trump. Uma derrota muito pesada nestas próximas eleições pode complicar ainda mais o cenário de um segundo mandato presidencial para Joe Biden.

Recomendadas

Conferência “Poupar e Investir para um Futuro Melhor” a decorrer em Lisboa, com o apoio do Jornal Económico

A conferência é organizada pela Optimize Investment Partners, sociedade gestora portuguesa que disponibiliza uma gama de soluções de investimento para diversos perfis de risco e objetivos. Moderada por Nuno Vinha, subdiretor do Jornal Económico, consiste numa palestra de 30 minutos de cada um dos quatro oradores, um coffee break e uma mesa redonda com espaço para perguntas e respostas e interação com a plateia.

SIBS: mais de um quinto do valor gasto na Black Friday foi em compras online

O comércio online continua a ganhar peso nas compras em Portugal. Dados da SIBS revelam que 22% do valor gasto na última Black Friday foi em compras online, um peso que bate por muito os 18% do ano passado.

União Europeia, G7 e Austrália limitam barril de petróleo russo a 60 dólares

Os 27 estados-membros da UE chegaram a acordo, esta sexta-feira, no estabelecimento de um teto máximo para o preço do petróleo russo nos 60 dólares por barril. Os sete países mais industrializados do mundo (G7) e a Austrália juntam-se na decisão.
Comentários