[weglot_switcher]

EUA: Tenente-general McMaster é o novo Conselheiro de Segurança Nacional

Donald Trump nomeou esta segunda-feira o tenente-general H. R. McMaster para novo assessor de Segurança Nacional, depois da renúncia de Michael Flynn. O Presidente define-o como um “homem de tremendo talento e experiência”.
  • Kevin Lamarque / Reuters
20 Fevereiro 2017, 22h40

Donald Trump nomeou esta segunda-feira o tenente-general H. R. McMaster para novo assessor de Segurança Nacional. Em declarações a partir da sua residência de Mar-a-Lago, na Flórida, e acompanhado pelo tenente-general McMaster, Donald Trump definiu o seu novo assessor como um “homem de tremendo talento e experiência”.

“Eu li muitos nestes últimos dias e McMaster é muito respeitado nas Forças Armadas”, acrescentou o chefe de Estado. O tenente-general H. R. McMaster foi nomeado depois de na semana passada o vice-almirante Robert Harward ter recusado o cargo. Juntamente com Donald Trump e McMaster estava o tenente-general Keith Kellogg, que vai ocupar o cargo de chefe do gabinete do Conselho de Segurança Nacional.

A saída de Michael Flynn, depois de 24 dias no cargo, foi uma das principais crises com que Donald Trump teve de lidar, desde que assumiu a Presidência dos Estados Unidos, a 20 de janeiro. O ex-assessor para a Segurança Nacional dos Estados Unidos demitiu-se do cargo, na semana passada, após informações de que teria enganado o vice-presidente, Mike Pence, e outros funcionários sobre os seus contactos com a Rússia.

Na carta da demissão, Michae Flynn afirma ter tido várias conversas telefónicas com o embaixador russo nos Estados Unidos durante o período de transição, antes da tomada de posse da administração Trump, e que forneceu “informação incompleta” sobre essas conversas ao vice-presidente norte-americano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.