[weglot_switcher]

Euro NCAP: Skoda e Mini com classificação máxima

Na mais recente ronda de testes do Euro NCAP, o Skoda Kodiaq e o Mini Countryman receberam a classificação máxima de 5 estrelas. O novo Nissan Micra também foi testado, mas só com o opcional pack safety conseguiu igual resultado.
31 Maio 2017, 13h22

O Euro NCAP acaba de dar a conhecer os resultados da mais recente bateria de testes, que colocou sob escrutínio os modelos Skoda Kodiaq, Mini Countryman e Nissan Micra.

O SUV checo foi um dos modelos que conseguiu a classificação máxima de cinco estrelas. Por categoria, o Kodiaq conseguiu 92% na proteção dos ocupantes adultos, valorizando os sistemas de travagem automática deste modelo, e 77% na das crianças. A travagem automática beneficia também os peões, categoria onde o SUV da Skoda consegue 71% da pontuação, ficando os sistemas de assistência ao condutor como a categoria menos conseguida pelo Kodiaq, com apenas 54%.

O Mini Countryman também foi testado e conseguiu a classificação máxima. O sistema de travagem autónoma ajudou o SUV britânico a conseguir 90% na proteção de adultos, mas, ao não contemplar a deteção de peões, nesta categoria o Mini não foi além dos 64%. A Assistência à condução ainda deixa a desejar e não mereceu mais do que 51% por parte dos técnicos do Euro NCAP, ao passo que a proteção de crianças está em alta e foi merecedora de uma classificação de 80%.

Já o novo Nissan Micra foi testado em duas frentes, com e sem o opcional Safety Pack, que acrescenta ao oferecido de série a monitorização da faixa de rodagem e ainda a deteção de peões. Estas adições fazem com que o Micra com Safety Pack receba a classificação de cinco estrelas, ao passo que sem ele não vá além das quatro. Se nas categorias de proteção de adultos (91%) e de crianças (79%) não haja diferenças entre os resultados obtidos, no que respeita à proteção de peões a inclusão do Safety Pack faz a classificação subir dos 68% para os 79%. A classificação na categoria de Assistência ao Condutor também é melhor no modelo equipado com Safety Pack (72%) que no que não conta com este opcional (49%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.