[weglot_switcher]

Eurodeputado pede à União que sancione Milorad Dodik por mais uma visita a Moscovo

Dietmar Koster, representante do Partido Social Democrata da Alemanha no Parlamento Europeu, quer mais ação contra os declarados amigos de Putin nos Balcãs OOcidentais.
23 Maio 2023, 17h33

O presidente da República Srpska, Milorad Dodik, está novamente na Rússia, onde se encontrará com o presidente Vladimir Purin pela terceira vez desde que a invasão da Ucrânia teve lugar e pela 14ª vez desde 2014. O território de que é presidente é parte integrante da federação da Bósnia-Herzegovina – que tenta cumprir todos critérios para poder fazer parte do agregado de países dos Balcãs Ocidentais que querem entrar na União Europeia.

É neste quadro que Dietmar Koster, representante do Partido Social Democrata da Alemanha no Parlamento Europeu, quer que a União Europeia sancione Dodic. Koster participou da elaboração do relatório sobre o desenvolvimento do processo de adesão da Bósnia-Herzegovina.

É a terceira visita de Dodik a Moscovo em apenas um ano, o que resulta do facto de o regime russo – através de declarações do vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandar Grusko – assegurar que a Rússia continuará a investir na República Srpska e a manter relações diplomáticas com o território – que não é mais que uma extensão da própria Sérvia na federação.

Mas as relações da Rússia não se ficam por aquele território: o Kremlin tem referido abertamente o seu apoio às autoridades da Bósnia-Herzegovina – mesmo que Dodic seja um declarado apoiante da separação da entidade que dirige do todo da federação. Em 11 de maio, segundo o site Radio Slobodna Eureopa, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, anunciou o estreitamento dos laços entre a Rússia e a República Srpska.

Milorad Dodik já foi alvo de sanções por parte dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha por atividades ligadas à corrupção, tentativas de remover o Acordo de Dayton (que ‘segura’ a perivclitante paz na região) e colocar em risco a estabilidade da própria federação e, por essa via, de toda a região.

As tentativas de sancionar o dirigente por parte da União Europeia ‘esbarram’ sempre na recusa da Hungria: Dodik tem no primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, um dos seus mais antigos e consistentes apoiantes. A necessidade de encontrar unanimidade face a uma eventual sanção ao político dos Balcãs acaba sempre por ser impedida pela Hungria.

“Como pode a Bósnia-Herzegovina tornar-se membro da União Europeia se o presidente de uma parte do país recebe ordens do presidente russo? Em princípio, saúdo iniciativas diplomáticas e conversas com o governo russo se elas visarem acabar com a guerra contra a Ucrânia. Mas certamente não é isso que podemos esperar dos encontros entre Dodik e Putin”, disse, citado pelo mesmo jornal.

Em 8 de janeiro de deste ano, Milorad Dodik concedeu ao presidente russo a Ordem da República Srpska, o maior reconhecimento daquela entidade, antes da celebração do ‘Dia da República’ uma celebração a 9 de janeiro que pretende dar a conhecer a vontade independentista do território, e que foi declarada inconstitucional pelo Tribunal da Bósnia-Herzegovina.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.