Eurogrupo discute resgate da Grécia e orçamentos nacionais

Um eventual novo resgate à Grécia, a situação económica da União Europeia (UE) e os orçamentos nacionais para 2015 deverão ser os temas em destaque na reunião de hoje, em Bruxelas, dos ministros das Finanças da zona euro. Após a divulgação esta semana das previsões económicas de outono, que servem para avaliar a viabilidade das […]

Um eventual novo resgate à Grécia, a situação económica da União Europeia (UE) e os orçamentos nacionais para 2015 deverão ser os temas em destaque na reunião de hoje, em Bruxelas, dos ministros das Finanças da zona euro.

Após a divulgação esta semana das previsões económicas de outono, que servem para avaliar a viabilidade das propostas de Orçamentos do Estado, esta reunião deve debater as metas de cada país para o défice e a dívida pública em 2015.

No entanto, ainda não são esperadas decisões neste encontro, que conta com a presença da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. Tal só deverá acontecer na reunião extraordinária do Eurogrupo de 21 de novembro, depois de a Comissão Europeia publicar, provavelmente a 12 de novembro, os pareceres finais sobre as propostas orçamentais.

Para já, Bruxelas não encontrou, “no imediato, casos de incumprimento particularmente gravosos”, mas a avaliação final pode levar Bruxelas a pedir eventuais medidas substitutivas aos países.

Em Portugal, o Governo estima na proposta do Orçamento do Estado um défice orçamental de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 e um crescimento económico de 1,5%. Já a Comissão Europeia estima um défice de 3,3% do PIB, o que a concretizar-se manterá o país sujeito ao Procedimento de Défice Excessivo, enquanto a economia deverá crescer 1,3%.

Esta reunião do Eurogrupo deverá ser ocupada sobretudo pelo caso da Grécia, devendo o ministro das Finanças do país, Gikas Jardúvelis, informar os seus homólogos do que pretende fazer o Governo quando terminar a parte europeia do resgate, no final do ano.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

Ucrânia: Biden diz que aliados da NATO não serão “intimidados” por Putin

O Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou hoje que os Estados Unidos e seus aliados não se deixarão “intimidar” pelo seu homólogo russo Vladimir Putin, e prometeu que a NATO defenderá “cada centímetro” do seu território.

“Café com o CEO”. Assista à conversa com o Dr. Luís Teles, em direto a partir de Luanda

“Café com o CEO” é uma iniciativa promovida pela empresa angolana E.J.M, fundada por Edivaldo Machado em 2012, que procura dar a conhecer os líderes que estão a dar cartas em Angola e outros países da Lusofonia. Assista à sessão em direto de Luanda, capital angolana.

Grupo de direitos das mulheres apela à FIFA que exclua Irão do Campeonato do Mundo

“Por que a FIFA daria ao Estado iraniano e aos seus representantes um palco global, enquanto não apenas se recusa a respeitar os direitos humanos e dignidades básicos, mas atualmente está a torturar e matar o seu próprio povo?”, questionam na carta enviada ao representante do organismo.