Eurogrupo prepara reunião sobre a Grécia antes da cimeira de dia 12

Os ministros das Finanças da zona euro devem reunir-se “muito provavelmente” a 11 de fevereiro, em Bruxelas, na véspera de uma cimeira europeia, para definir uma posição sobre a Grécia, indicaram fontes citadas pelas agências internacionais. É “muito provável” que a reunião extraordinária do Eurogrupo se realize, mas é preciso esperar pela reunião de uma […]

Os ministros das Finanças da zona euro devem reunir-se “muito provavelmente” a 11 de fevereiro, em Bruxelas, na véspera de uma cimeira europeia, para definir uma posição sobre a Grécia, indicaram fontes citadas pelas agências internacionais.

É “muito provável” que a reunião extraordinária do Eurogrupo se realize, mas é preciso esperar pela reunião de uma instância preparatória, na próxima quinta-feira, para que haja confirmação, indicou à AFP uma fonte que pediu anonimato.

A reunião extraordinária seria a primeira com a participação do novo ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que já disse querer apresentar as suas ideias aos restantes ministros da zona euro.

Seria também a ocasião para a zona euro definir uma posição sobre a Grécia, que quer renegociar uma dívida que representa 175% do Produto Interno Bruto (PIB). Vários países, como Alemanha, Finlândia, Portugal e Espanha, já mostraram reservas em relação a possíveis cedências a Atenas.

No imediato, a zona euro tem de encontrar uma solução sobre o programa europeu de assistência financeira à Grécia, que terminava em dezembro e foi prolongado até ao final de fevereiro.

“É preciso abordar a questão de forma pragmática. Há um novo governo, eles ganharam (as eleições), têm propostas muito diferentes e é sobre isso que temos de negociar”, declarou hoje à televisão holandesa o chefe do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

OJE/Lusa

Recomendadas

Ucrânia. Rússia ataca cidade natal de Zelensky com “drones kamikaze”

Na plataforma de mensagens Telegram, Oleksandr Vilkul escreveu que “o inimigo lançou um ataque maciço contra Kryvyi Rih com drones [aparelhos aéreos não tripulados] kamikaze”, de fabrico iraniano.

Marcelo diz que República Dominicana avançou ideias “muito concretas” para “parceria com Portugal”

“Na República Dominicana nós encontrámos hoje um Presidente e um Governo – e estavam lá dois terços do Governo, e falou governante por governante, pasta por pasta – que tinham o trabalho feito, sabiam em pormenor o que queriam de Portugal”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, no fim da visita oficial de um dia, realizada na quinta-feira, a primeira de um chefe de Estado português a este país das Caraíbas.

Marcelo e Costa juntos hoje na abertura da Cimeira Ibero-Americana em Santo Domingo

O chefe de Estado já se encontra desde quarta-feira à noite na capital da República Dominicana, onde na quinta-feira realizou uma visita oficial de um dia, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.