Os ministros das Finanças da zona euro devem reunir-se “muito provavelmente” a 11 de fevereiro, em Bruxelas, na véspera de uma cimeira europeia, para definir uma posição sobre a Grécia, indicaram fontes citadas pelas agências internacionais.
É “muito provável” que a reunião extraordinária do Eurogrupo se realize, mas é preciso esperar pela reunião de uma instância preparatória, na próxima quinta-feira, para que haja confirmação, indicou à AFP uma fonte que pediu anonimato.
A reunião extraordinária seria a primeira com a participação do novo ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que já disse querer apresentar as suas ideias aos restantes ministros da zona euro.
Seria também a ocasião para a zona euro definir uma posição sobre a Grécia, que quer renegociar uma dívida que representa 175% do Produto Interno Bruto (PIB). Vários países, como Alemanha, Finlândia, Portugal e Espanha, já mostraram reservas em relação a possíveis cedências a Atenas.
No imediato, a zona euro tem de encontrar uma solução sobre o programa europeu de assistência financeira à Grécia, que terminava em dezembro e foi prolongado até ao final de fevereiro.
“É preciso abordar a questão de forma pragmática. Há um novo governo, eles ganharam (as eleições), têm propostas muito diferentes e é sobre isso que temos de negociar”, declarou hoje à televisão holandesa o chefe do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.
OJE/Lusa