[weglot_switcher]

Eurogrupo vai analisar resgate a Monte dei Paschi

Ministros das Finanças da zona euro reúnem-se dia 26 de janeiro e vão analisar a solução proposta pelo Governo italiano.
  • REUTERS/Max Rossi
13 Janeiro 2017, 08h23

Os ministros das Finanças dos países da zona euro vão analisar o plano de regaste ao banco italiano Monte dei Paschi. A agenda preliminar para a reunião de dia 26 dos governantes inclui um ponto sobre o mecanismo criado em Itália e a aplicação concreta no terceiro maior banco italiano e o mais antigo do mundo ainda a operar.

A ideia é examinar a compatibilidade do plano de resgate com as regras de funcionamento da União Europeia e discutir o sucesso da operação. “O Eurogrupo vai discutir a compatibilidade com as regras comunitárias do plano italiano para salvar bancos”, confirmou fonte oficial da União Europeia em Bruxelas esta quinta-feira, em declarações à agência Reuters.

Em causa está o plano encetado pelo Governo de Paolo Gentiloni no passado mês de dezembro quando o banco não conseguiu concretizar o aumento de capital de cinco mil milhões de euros requerido depois dos testes de stress à banca italiana.

Os ministros das finanças vão analisar o plano de usar 6,3 mil milhões de euros do fundo de 20 mil milhões de euros para resgatar instituições financeiras, o que iria diminuir as perdas dos accionistas e obrigacionistas de retalho. As necessidades de capital do Monte dei Paschi foi atualizado pelo Banco Central Europeu para cerca de 8,8 mil milhões de euros. No entanto, a solução ainda não foi autorizada pela União Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.