[weglot_switcher]

Euronext vai lançar índice para levar negócios familiares aos mercados

A 21 de fevereiro, o grupo europeu vai estrear um índice e outras iniciativas para aproximar negócios familiares da realidade dos mercados bolsistas.
24 Janeiro 2017, 13h27

O grupo Euronext vai abrir um novo índice dedicado a negócios familiares já no próximo mês, uma das várias iniciativas para dar destaque a pequenas empresas. O objetivo é encorajar estes negócios, em especial familiares, a olharem para os mercados como uma forma de financiamento viável.

O Euronext Family Business Index vai ser lançado no próximo dia 21 de fevereiro e irá contar com 90 componentes, desde negócios maiores a Pequenas e Médias Empresas (PME), que poderão vir de qualquer um dos quatro países em que o grupo opera – Portugal, França, Holanda e Bélgica. No que diz respeito a Portugal, a Euronext Lisbon está a selecionar parceiros das áreas jurídica, comunicação e banca de investimento que pretendam fazer parte da iniciativa.

“O Euronext está atento a negócios familiares, as suas potenciais necessidades de financiamento e as suas necessidades específicas, e está a apostar significativamente nestas empresas”, anunciou o grupo em comunicado. “Depois de entrevistas com intervenientes chave do setor nos últimos seis meses, o Euronext vai lançar novas iniciativas para negócios familiares ao longo de 2017”.

Para além do novo índice, o grupo Euronext vai ainda oferecer assistência aos negócios familiares cotados em bolsa, incluindo encontros com investidores europeus, cobertura de análise financeira através do programa Morningstar e uma nova seção no site do grupo de mercados bolsistas. Para aproximar os negócios familiares da realidade bolsista, o FamilyShare vai apresentar apoio e treino às empresas.

O interesse do grupo justifica-se pela existência de 14 milhões de negócios familiares na Europa, o equivalente a 60% do total de empresas. À escala mundial, o número sobe para 66% das empresas, o que significa que negócios familiares geram todos os anos 70% do PIB global. Apesar disso, apenas 201 negócios familiares estão neste momento cotadas nas bolsas Euronext, com uma capitalização de 745 mil milhões de euros. Destas, 158 são PME com uma capitalização de 43 mil milhões de euros.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.