Europa em alerta máximo no Natal

Inglaterra, Itália e França reforçam vigilância com mais patrulhamento nas ruas e mercados de Natal. Portugal tem grau de alerta “moderado”.

Em Portugal, o grau de ameça não foi alterado, mantendo-se “moderado” como sucedeu após os ataques de Bruxelas e Nice, revelou ontem o Sistema de Segurança Interna.

Segundo este organismo, citado pelo JN, todas as forças e serviços de segurança que integram a Unidade de Coordenação Antiterrorista “estão a trabalhar em completa articulação e a acompanhar os últimos acontecimentos registados na Europa, mantendo contacto com as suas congéneres e recolhendo os dados necessários a sua avaliação”.

O reforço dos mercados já foi implementado na Alemanha, em cidades como Berlim e Dresden, onde a vigilância é assegurada por patrulhas armadas. Em Inglaterra reforçou-se igualmente o plano de segurança em cidades como Manchester, Birmingham e Londres.

Já em França, após o massacre de Novembro passado, foram dadas ordens para patrulhamento em locais de grande concentração.

Recomendadas

Rússia apoderou-se formalmente da central nuclear de Zaporijia

A central de Zaporijia, a maior central nuclear da Europa, está nas mãos das tropas russas desde o início de março.

Primeira-ministra dinamarquesa convoca eleições antecipadas para novembro

O Partido Social Liberal, uma das formações que dá maioria ao Governo social-democrata, tinha ameaçado Frederiksen com uma moção de censura se não convocasse eleições, após apresentar em junho um relatório crítico sobre a gestão feita pelo executivo em relação ao abate de milhões de visons, devido a uma mutação do coronavírus.

Prémio Nobel da Química para 3 cientistas responsáveis química ‘bioorthogonal’

O termo química ‘bioorthogonal’ refere-se a qualquer reação química que pode ocorrer dentro de sistemas vivos sem interferir nos processos bioquímicos nativos. O termo foi cunhado por Carolyn R. Bertozzi em 2003.
Comentários