Europa reforça controlo das armas de fogo

A Comissão Europeia adotou um pacote de medidas com o objetivo de dificultar a aquisição de armas de fogo na União Europeia. Foi também anunciada a preparação de um plano de ação contra o tráfico ilegal de armas e explosivos.

A Comissão Europeia adotou esta quarta-feira um pacote de medidas destinadas a dificultar a aquisição de armas de fogo na União Europeia.

O objetivo é melhorar o sistema de identificação das armas legalmente detidas, reforçar a cooperação entre os Estados-Membros e garantir que as armas de fogo desativadas ficam inoperacionais, assinala a Comissão Europeia e Comunicado.

Este pacote de medidas adotado pelo Colégio dos Comissários inclui uma revisão da diretiva sobre as armas de fogo de forma a reforçar os controlos sobre a aquisição e a posse dessas armas e um regulamento de execução, que estabelece normas mínimas comuns de desativação das armas de fogo.

A Comissão também anunciou que irá preparar um plano de ação contra o tráfico ilegal de armas e explosivos.

Estas propostas estavam previstas na Agenda Europeia em matéria de Segurança, aprovada em abril de 2015, mas foram aceleradas significativamente face aos acontecimentos recentes.

OJE

Recomendadas

Guiné Equatorial é o único regime autoritário entre lusófonos, aponta relatório

Relatório “Estado Global das Democracias”, elaborado pelo Instituto Internacional de Democracia e Assistência Eleitoral, não inclui nenhuma referência a São Tomé e Príncipe. Nas categorias Governo Representativo, Direitos Fundamentais, Controlo do Poder Executivo e Imparcialidade da Administração, Cabo Verde é entre os países de língua oficial portuguesa o mais bem classificado em todas, com exceção de Portugal.

Ucrânia: UE propõe tribunal especial para julgar “crimes horríveis” da Rússia

O anúncio foi feito hoje pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa mensagem difundida através da rede social Twitter, acompanhada de imagens vídeo da declaração.

António Costa e a maldição do sete. Ouça o podcast “Maquiavel para Principiantes”

“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.