[weglot_switcher]

Europac amortiza 2% do capital social

No total, em termos de dividendos, a Europac, sobre o exercício de 2016, distribuiu entre os seus acionistas 28,9 milhões de euros, um aumento de 78,4% face há um ano.
27 Setembro 2017, 18h58

A papeleira espanhola Europac, com uma unidade industrial em Portugal, em Viana do Castelo, procedeu à amortização de 2% do respetivo capital social.

Na assembleia-geral de acionistas da Europac realizada no passado 28 de junho, foi aprovada a amortização de 1.947.368 ações próprias por um valor de 3.894.736 euros.

Desta forma, a companhia está a executar a redução de 2% do capital social aprovada na referida assembleia-geral de acionistas, que fixou um prazo de 12 meses para a execução desta medida.

“Na política de retribuição ao acionista, esta é uma medida complementar à distribuição de um dividendo de 0,318 euros por ação referente ao exercício de 2016 e ao aumento de capital libertado”, explica um comunicado da Europac.

O mesmo documento explica que, na política de remuneração ao acionista, a esta amortização de ações em carteira há que juntar a distribuição de um dividendo total de 0,318 euros por ação referente ao resultado de 2016, e já executada nos meses de fevereiro e julho.

“No total, em termos de dividendos, a empresa distribuiu entre os seus acionistas 28,9 milhões de euros, um aumento de 78,4% face há um ano, atingindo excecionalmente um ‘pay-out’ de 60% face aos 50% dos últimos três exercícios”, sublinha o referido comunicado da Europac.

A assembleia-geral de acionistas aprovou também um aumento do capital libertado com recurso a reservas de livre disposição, mediante a emissão de até 3.894.735 ações com a atribuição gratuita de uma ação nova por cada 25 antigas.

José Miguel Isidro, presidente do Grupo Europac, destaca que “tendo em conta a boa situação financeira da Europac, a assembleia-geral de acionistas aprovou a amortização de ações da carteira do grupo como medida de retribuição complementar ao dividendo e ao aumento de capital”.

“Desta forma, através da política de remuneração ao acionista da Europac queremos manter o nosso compromisso de criação de valor para os proprietários da empresa”, defende José Miguel Isidro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.