[weglot_switcher]

European Money Quiz 2022 deu vitória aos alunos noruegueses, revela APB

Em comunicado a APB diz que a Noruega, Itália e Irlanda foram os grandes vencedores da edição de 2022 do European  Money Quiz (EMQ), ocupando os três primeiros lugares do pódio. Seguiram-se a Sérvia e Malta que ficaram no 4º e 5º lugar, respetivamente.
  • 4. Noruega – 74.67
16 Maio 2022, 12h38

Os alunos da Noruega venceram a final europeia do European Money Quiz 2022, a maior competição de literacia financeira da Europa, organizada pela Federação Bancária Europeia (EBF) de que faz parte a Associação Portuguesa de Bancos (APB).

Em comunicado a APB diz que a Noruega, Itália e Irlanda foram os grandes vencedores da edição de 2022 do European  Money Quiz (EMQ), ocupando os três primeiros lugares do pódio. Seguiram-se a Sérvia e Malta que ficaram no 4º e 5º lugar, respetivamente.

Os alunos vencedores destes cinco países vão agora receber uma viagem de dois dias a Bruxelas, a realizar em junho.

A final europeia do EMQ22 “teve lugar no dia 10 de maio e juntou finalistas de 29 países europeus. A representar Portugal estiveram a Matilde Soares e o Leandro Fernandes, do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio Cruz Sobral, em Sobral de Monte Agraço, que foram os vencedores da edição nacional, jogada por cerca de 2.500 alunos de 50 escolas de todo o país”, revela a APB.

“O entusiasmo em torno do EMQ é cada vez maior, com mais e mais alunos a pôr à prova os seus conhecimentos financeiros todos os anos. É fantástico testemunhar a determinação dos concorrentes, ao mesmo tempo que existe um espírito de competição que é saudável”, afirma Wim Mijs, CEO da Federação Bancária Europeia (EBF).

A Associação Portuguesa de Banco detalha que este ano, os alunos tiveram que responder a 20 perguntas alinhadas com as orientações da OECD/INFE para o reforço das competências financeiras. Entre os temas em jogo, estiveram a sustentabilidade, fraudes online, gestão do orçamento e criptoativos.

“A literacia financeira – que também está ligada às competências digitais – faz parte de um conjunto de ferramentas essenciais para gerir a vida do dia-a-dia”, refere Wim Mijs, acrescentando que a EBF e as associações de bancos europeias se sentem orgulhosas por conseguir juntar professores, jovens e especialistas numa experiência de aprendizagem tão divertida.

“Por toda a Europa, mais de 50.000 alunos, entre os 13 e os 15 anos, jogaram a 6ª edição do EMQ. O jogo foi lançado em 2017, pelas associações bancária europeias, onde se inclui a APB, como uma iniciativa para promover a educação financeira dos mais jovens”, refere a APB.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.