[weglot_switcher]

Ex-conselheira catalã pede 3,5 milhões ao FC Barcelona por “patriotismo”

Valor pedido teria como intenção pagar parte da fiança de 5,2 milhões de euros exigida pelo Tribunal de Contas a Artur Mas, antigo presidente do governo regional da Catalunha, que organizou um referendo independentista.
29 Janeiro 2018, 18h14

Uma ex-conselheira do governo regional da Catalunha pediu 3,5 milhões de euros ao Futebol Clube de Barcelona para contribuir para gastos relacionados com o referendo da independência da Catalunha de 2014, segundo noticia o jornal espanhol El Mundo. Este antigo membro da Generalitat, demitido no seguimento da declaração unilateral de independência, terá pedido o dinheiro para pagar a fiança de Artur Mas.

“Para o patriotismo, devem contribuir com 3,5 milhões de euros”, escreveu a ex-conselheira numa mensagem enviada por Whatsapp ao conselho do FC Barcelona, a que o El Mundo teve acesso. Contactado pelo jornal, o clube recusou responder, mas garantiu que não fez qualquer contributo.

O valor pedido teria como intenção pagar parte da fiança de 5,2 milhões de euros exigida pelo Tribunal de Contas a Artur Mas e aos antigos diretores da Generalitat Joana Ortega, Irene Rigau e Francesc Homs. Em causa está o uso de fundos públicos para o referendo independentista realizado a 9 de novembro de 2014.

Artur Mas, que presidiu ao governo regional da Catalunha entre 2010 e 2016, começou a ser julgado em fevereiro, altura em que já tinha sido substituído no cargo por Carles Puigdemont.

No seguimento de um referendo independentista em novembro do ano passado, o Tribunal Constitucional espanhol aceitou validar a eleição do último como presidente do governo autónomo catalão se estiver presente, o que significaria contrariar o pedido do governo central para declarar que não pode ser eleito para o cargo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.