Ex-ministro da Justiça chinês condenado à pena de morte por corrupção (com áudio)

Fu Zhenghua, de 67 anos, declarou-se culpado de abuso de poder nos cargos de ministro e chefe da polícia de Pequim, entre 2005 e 2021, para ocultar crimes cometidos pelo seu irmão e outras pessoas, segundo a CCTV.

1 – China

Um ex-ministro da Justiça chinês foi condenado a pena de morte, suspensa por dois anos, por ter aceitado subornos e ajudado criminosos, incluindo o seu irmão, a esconder atividades ilegais, informou hoje a televisão estatal chinesa.

Fu Zhenghua, de 67 anos, declarou-se culpado de abuso de poder nos cargos de ministro e chefe da polícia de Pequim, entre 2005 e 2021, para ocultar crimes cometidos pelo seu irmão e outras pessoas, segundo a CCTV.

Em troca, Fu recebeu dinheiro e propriedades no valor de 117 milhões de yuans (cerca de 17 milhões de euros), detalhou o jornal oficial em língua inglesa China Daily.

A imprensa chinesa não detalhou quais crimes foram cometidos pelo irmão de Fu, Fu Weihua.

O antigo ministro vai ser condenado a prisão perpétua sem liberdade condicional, se a sua sentença for comutada, apontou a CCTV.

Desde que assumiu a liderança do Partido Comunista Chinês, em 2012, Xi lançou uma vasta campanha anticorrupção, que resultou na punição de altos cargos do Partido, líderes de empresas e organizações públicas, ou oficiais superiores do exército.

Recomendadas

Europa poderá enfrentar um apagão da rede móvel neste inverno

Várias autoridades do sector de telecomunicações receiam que um inverno rigoroso, aliado às ameaças vindas da Federação Russa, coloque a infraestrutura de telecomunicações da Europa numa situação debilitante, até porque geralmente os países europeus não possuem geradores com capacidade para fazer backup de energia por períodos mais longos.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

EUA confirmam recuo de 0,6% do PIB no segundo trimestre

O Departamento do Comércio confirmou hoje que a economia norte-americana caiu 0,6%, em ritmo anualizado, no segundo trimestre deste ano, na terceira e última estimativa sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB).
Comentários