[weglot_switcher]

Excedente externo de Portugal caiu 912 milhões de euros no primeiro semestre

Excedente externo da economia portuguesa caiu a pique.
20 Setembro 2016, 13h13

O excedente externo da economia portuguesa caiu a pique na primeira metade do ano, face ao período homólogo – ou seja, face ao à primeira metade de 2015.

De acordo com a nota estatística divulgada hoje pelo Banco de Portugal (BdP) – que antecipa a publicação do Boletim Estatístico, amanhã -, o saldo conjunto das balanças corrente e de capital situou-se em 249 milhões de euros entre Janeiro e Junho. No final do primeiro semestre do ano passado, havia um excedente de 1.161 mihlhões de euros.

Contas feitas, são menos 912 milhões de euros de um ano para o outro, quebra que é explicada pela balança de rendimentos, onde cabem os rendimentos do trabalho e do investimento. De acordo com o BdP, o aumento da distribuição de rendimentos a não residentes e a quebra dos fundos provenientes da União Europeia explicam a deterioração do saldo da balança de rendimentos.

Em sentido contrário, o saldo da balança de bens e serviços melhorou de forma significativa: o excedente situou-se em 2.186 milhões de euros, acima dos 1.607 milhões registados no período homólogo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.