Excedente externo de Portugal caiu 912 milhões de euros no primeiro semestre

Excedente externo da economia portuguesa caiu a pique.

O excedente externo da economia portuguesa caiu a pique na primeira metade do ano, face ao período homólogo – ou seja, face ao à primeira metade de 2015.

De acordo com a nota estatística divulgada hoje pelo Banco de Portugal (BdP) – que antecipa a publicação do Boletim Estatístico, amanhã -, o saldo conjunto das balanças corrente e de capital situou-se em 249 milhões de euros entre Janeiro e Junho. No final do primeiro semestre do ano passado, havia um excedente de 1.161 mihlhões de euros.

Contas feitas, são menos 912 milhões de euros de um ano para o outro, quebra que é explicada pela balança de rendimentos, onde cabem os rendimentos do trabalho e do investimento. De acordo com o BdP, o aumento da distribuição de rendimentos a não residentes e a quebra dos fundos provenientes da União Europeia explicam a deterioração do saldo da balança de rendimentos.

Em sentido contrário, o saldo da balança de bens e serviços melhorou de forma significativa: o excedente situou-se em 2.186 milhões de euros, acima dos 1.607 milhões registados no período homólogo.

Recomendadas

Doze dos 19 tripulantes do navio Greta K retirados após incêndio ao largo do Porto

Doze dos 19 tripulantes do navio-tanque Greta K, que hoje se incendiou ao largo do Porto, já foram retirados, estando, pelas 19:04, a embarcação a ser rebocada para longe da costa, anunciou em comunicado a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Euro valoriza e aproxima-se dos 1,08 dólares

O euro subiu hoje e aproximou-se do patamar de 1,08 dólares, após um aumento da tolerância ao risco nos mercados, depois de dias de tensão, graças às medidas de apoio ao sistema financeiro global.

“É algo novo a nível nacional”, diz presidente do IAPMEI sobre agendas mobilizadoras do PRR

Luís Filipe Guerreiro lamentou que “muitos velhos do Restelo” não tivessem acreditado na obrigação de ter as empresas a trabalhar com os centros tecnológicos por pouco mais de 900 mil euros, o valor que, primeiramente, estava associado a estes projetos cofinaciados por privados e pelo Plano de Recuperação e Resiliência. “Neste momento estamos no triplo”, frisou.
Comentários