Excedente orçamental melhora para 2,3 mil milhões de euros em agosto (com áudio)

Este valor representa uma melhoria de 9.211 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o comunicado do Ministério das Finanças.

Cristina Bernardo

O Estado verificou um crescimento no excedente orçamental para 2.303 milhões de euros em agosto, o que representou uma melhoria de 9.211 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o comunicado do Ministério das Finanças esta segunda-feira, 26 de setembro.

A mesma nota indica que em relação aos primeiros oito meses de 2019, “ainda sem efeito da pandemia”, o saldo acumulado apresentou um aumento menor, de 1.899 milhões de euros.

O ministério agora liderado por Fernando Medina justifica esta subida homóloga com o dinamismo da atividade económica e do mercado de trabalho, que influencia o crescimento da receita (+16,6% em relação a 2021 e +14% face a 2019) e o menor impacto em 2022 das medidas associadas à prevenção e combate à Covid-19.

“Note-se que a despesa primária (sem gastos com juros) expurgada dos gastos Covid-19 cresceu em termos homólogos 3,3% até agosto deste ano e 10,2% face a igual período de 2019”, pode ler-se no comunicado.

Recomendadas

António Costa: Ambiente+Simples ajuda investimento nas renováveis

O primeiro-ministro afirmou que a desburocratização e a digitalização da administração pública é fundamental para reduzir custos e facilitar o investimento nas renováveis.

Presidente do Peru detido após ser destituído e acusado de golpe de Estado

Pedro Castillo foi detido e está na sede da polícia de Lima, depois de ter sido destituído pelo Congresso, acusado de tentar executar um golpe de Estado ao anunciar a sua dissolução.

Lagarde e o ‘whatever it takes’ para controlar a inflação. Ouça o podcast “Mercados em Ação”

No “Mercados em Ação”, podcast do JE, vai poder contar com a análise de especialistas em temas como ações e obrigações; investimento e poupança; BCE e FED; resultados e empresas; análises e gráficos.
Comentários