[weglot_switcher]

Ex-ministro da Economia Caldeira Cabral na administração da Autoridade de Supervisão de Seguros

Margarida Corrêa de Aguiar, que é ex-secretária de Estado da Segurança Social do governo de Durão Barroso e está no Banco de Portugal, será a nova presidente da Autoridade da Supervisão dos Seguros (ASF) . Mas a maior surpresa é o ex-ministro Caldeira Cabral que vai entrar no ‘board’ do supervisor dos seguros.
13 Fevereiro 2019, 11h05

O Ministério das Finanças escolheu já a sucessora de José Almaça à frente do supervisor do seguros, ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. Trata-se de Margarida Corrêa de Aguiar que foi secretária de Estado  foi secretária de Estado da Segurança Social do governo de Durão Barroso e é atualmente quadro do Banco de Portugal. A gestora é licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Livre de Lisboa.

Segundo as nossas fontes Filipe Serrano mantêm-se no Conselho de Administração e entra para o órgão de gestão do supervisor Manuel Caldeira Cabral, que até há pouco tempo era Ministro da Economia.

Margarida Corrêa de Aguiar é defensora de um sistema de pensões com contas individuais, com as contribuições indexadas ao comportamento da economia, mas baseado no atual esquema de repartição, e de solidariedade intergeracional. Isto é um sistema em que cada trabalhador tenha uma conta individual, onde as suas contribuições e as da entidade empregadora sejam registadas, e valorizadas de acordo com o desempenho da economia, e com a introdução de uma variável demográfica no final da carreira, na hora de calcular a pensão.

O actual Conselho de Administração da Autoridade da Supervisão dos Seguros (ASF) acabou o seu mandato em setembro de 2017 (foram nomeados em setembro de 2012).  Atualmente é composto por José Figueiredo Almaça (presidente); por Filipe Serrano (vice-presidente) e Maria de Nazaré  Barroso (vogal) e há mais de um ano que  aguardam que o Ministério das Finanças escolha a administração do regulador dos seguros para um novo mandato. O Ministério das Finanças decidiu acelerar a nomeação dos novos administradores da ASF, agora que se prepara para levar a reforma de supervisão financeira a Conselho de Ministros.

Os nomes escolhidos irão para a CRESAP, mas, tratando-se de um regulador financeiro, têm de ser aprovados ainda em audição pelo Parlamento, como é de lei, e só depois serão aprovados em Conselho de Ministros.

Para substituir José Figueiredo Almaça como presidente do Conselho de Administração da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), o Governo terá, segundo as nossas fontes convidado várias gestoras, entre elas esteve Cristina Casalinho, presidente do IGCP, e Celeste Hagatong, presidente da Cosec. Mas acabou por ser Margarida Corrêa de Aguiar a aceitar o convite do Ministério das Finanças.

O Jornal Económico sabe que a nova administração da ASF será anunciada muito em breve. Até ao momento, o ministério das Finanças ainda não comentou.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.