[weglot_switcher]

Exército russo destruiu o maior avião do mundo na Ucrânia

Este Antonov estava ao serviço desde a União Soviética e chegou a ser usado no programa espacial soviético. Tragicamente, foi destruído pelo exercito do mesmo país que chegou a servir há trinta anos.
27 Fevereiro 2022, 16h14

No meio da tragédia humana da invasão russa da Ucrânia, um avião não tem o mesmo peso que uma vida humana, mas serve para exemplificar que os soldados de Putin só pretendem a destruição do país.

O exército russo poderá ter destruído o maior avião do mundo na Ucrânia. Esta possibilidade foi hoje avançada pelo Governo ucraniano.

“Este era o maior avião do mundo, o AN-225 ‘Mriya’ (‘sonho’ em ucraniano’). A Rússia pode ter destruído o nosso ‘Mriya’. Mas nunca vão destruir o nosso sonho de um Estado democrático, livre e forte. Vamos prevalecer”, escreveu o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, nas redes sociais.

O avião foi produzido pela Antonov, empresa estatal ucraniana, e pertencia a esta mesma companhia, servindo para transportar cargas muito pesadas, estando disponível para fretes. Quando foi construído, no final da década de 80, ‘serviu’ as forças armadas russas durante três anos para transportar foguetões do programa espacial russo.

O avião detinha vários recordes, incluindo a carga com maior peso (253 toneladas para transportar quatro tanques de guerra), e a carga mais longa (duas pás de aerogeradores com 42,1 metros cada), da China para a Dinamarca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.