[weglot_switcher]

Exército russo rouba veículos agrícolas no valor de cinco milhões, mas teve uma surpresa desagradável

Os tratores roubados a agricultores ucranianos foram levados para a Chechénia.
2 Maio 2022, 21h00

Tropas russas na cidade ocupada de Melitopol apreenderam todos os equipamentos de uma concessionária de equipamentos agrícolas, enviaram-nos posteriormente para a região da Chechénia, mas depois de uma viagem de mais de 1,1 mil quilómetros não conseguiram usar nenhum dos equipamentos porque foram desativados remotamente, avança a “CNN”.

Nas últimas semanas, aumentam os relatos de que as tropas russas têm apreendido equipamentos agrícolas, grãos e até materiais de construção, além de saques generalizados a residências. Mas a remoção de valiosos equipamentos agrícolas de uma concessionária da John Deere em Melitopol aponta para uma operação cada vez mais organizada, que recorre ao transporte militar russo como parte dos assaltos.

Os equipamentos retirados de uma concessionária Agrotek em Melitopol, que está ocupada pelas forças russas desde o início de março, está avaliado em quase cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros), segundo apurou a “CNN” através de funcionários ucranianos familiarizados com o local.

O processo teve inicio na semana passada, com a apreensão de duas máquinas ceifeiras, um trator e uma semeadora. Nas semanas seguintes, todo os outros equipamentos foram apreendidos, um total de 27 máquinas agrícolas. Um dos camiões usados para transportar os equipamentos agrícolas para a Rússia tinha um “Z” branco pintado, aparentando ser um veículo militar russo, confirmado através de imagens de capturadas pelas cameras de vigilância.

Algumas das máquinas foram levadas para uma vila próxima, mas parte delas embarcou numa longa jornada até à Chechénia, a mais de 1,1 mil quilómetros de distância. A sofisticação das máquinas, que estão equipadas com GPS, permitiu o rastreamento das suas viagens, com a última localização a ser, precisamente, na vila de Zakhan Yurt na Chechénia.

O equipamento transportado para território russo também pode ser controlado remotamente. “Quando os invasores levaram as ceifeiras roubadas para a Chechénia, perceberam que não podiam ligá-las, porque estavam trancadas remotamente”, disse a fonte citada pela “CNN” que, por razões de segurança, mantém o anonimato.

O equipamento está agora a ser levado para uma herdade perto de Grozny. Mas a fonte da “CNN” afirma que “parece que os assaltantes encontraram-se com técnicos na Rússia que estão a tentar contornar a proteção”.

“Mesmo que eles vendam ceifeiras para peças de reposição, vão ganhar algum dinheiro”, acrescentou a fonte.

Outras fontes na região de Melitopol dizem que o roubo pelas unidades militares russas estendeu-se a grãos mantidos em silos, numa região que produz centenas de milhares de toneladas de por ano.

Outra fonte disse à CNN que “os ocupantes estão a oferecer as máquinas aos agricultores locais na Ucrânia desde que partilhem metade dos lucros. Mas os agricultores que tentam trabalhar em áreas ocupadas por tropas russas não conseguem transportar os seus produtos.

“Nem um único elevador funciona. Nenhum dos portos está a funcionar. Não conseguimos levar o grão do território ocupado para lado nenhum. Assim, as forças russas estão simplesmente a levar os grãos. Eles roubam, levam para a Crimeia e pronto”, refere a fonte contactada pela “CNN”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.