Novo Banco. Falta de capital vai obrigar a esforço da banca

Pedro Ricardo Santos, gestor da XTB Portugal analisa o chumbo do Novo Banco nos testes de stress: “Em linha com a formulação de expectativas, o Novo Banco chumbou nos testes de stress realizados pelo Banco Central Europeu. Apesar de no cenário base a instituição liderada por Stock da Cunha ter cumprido os mínimos exigidos (8,24%), […]

Pedro Ricardo Santos, gestor da XTB Portugal analisa o chumbo do Novo Banco nos testes de stress:

“Em linha com a formulação de expectativas, o Novo Banco chumbou nos testes de stress realizados pelo Banco Central Europeu. Apesar de no cenário base a instituição liderada por Stock da Cunha ter cumprido os mínimos exigidos (8,24%), no cenário mais adverso a análise foi claramente negativa.

Este cenário negativo da economia portuguesa compreende, entre outros, uma contracção do PIB nacional em 2,8 até 2017. O rácio de solidez financeira obtido nesta circunstância é de 2,43%, bem longo dos 5,5exigido pelo regulador europeu. Esta diferença obriga a uma capitalização de aproximadamente 1,4 mil milhões de euros.

Esta necessidade, de resto esperada pelo regulador nacional, trará não só pressão para a venda rápida do Novo Banco, como essa venda será feita por um valor longe daquele que foi injectado pelo Fundo de Resolução, na medida em que as necessidade de reforço de capital são transferidas para o novo dono. Na prática, as exigências de capital, anunciadas pela instituição presidida por Mario Draghi, obrigarão a um esforço financeiro de todos os bancos accionistas do fundo e, no caso concreto da Caixa Geral de Depósitos, com reflexos indirectos na carteira dos contribuintes.

 

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Ronaldo mais próximo da Arábia Saudita e de voltar a ser o mais bem pago do mundo

O clube saudita é, com alguma distância, aquele que oferece melhores condições financeiras ao atleta, depois de se esgotarem as alternativas na elite do futebol europeu e de ficar claro que as equipas da MLS (liga norte-americana de futebol) não estão dispostas a ir tão longe para assegurar Ronaldo.

Mundial2022: António Costa cancela deslocação para assistir a jogo por motivos de saúde

António Costa será substituído pela ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que tem a tutela do Desporto.