Expectativas de chegada de novos estímulos económicos animam Wall Street

Os três principais índices norte-americanos fecharam a sessão desta terça-feira com ganhos superiores a 1%.

A bolsa de Nova Iorque encerrou a sessão desta terça-feira em terreno positivo face ao otimismo dos investidores em torno do pacote de estímulos à economia dos Estados Unidos. A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, terá convidado vários líderes do Congresso, incluindo Mitch McConnell para discutir financiamentos governamentais de resposta à pandemia, segundo fontes da “CNBC”.

Em Wall Street, o índice industrial Dow Jones subiu 1,13% para os 30.199,31 pontos, enquanto o financeiro S&P 500 avançou 1,28% para os 3.694 pontos. O tecnológico Nasdaq fechou com um ganho de 1,25% para os 12.595,06 pontos. O Russell 2000 valorizou 2,32% para os 1.960,35 pontos.

A farmacêutica norte-americana Pfizer foi um dos destaques da sessão perante as expectativas de a União Europeia aprove a vacina contra a Covid-19 ainda antes do Natal. O Comité de Medicamentos Humanos da Agência Europeia do Medicamento agendou uma reunião para 21 de dezembro. No entanto, os títulos da empresa acabaram por fechar com uma queda de 1,25% para 38,72 dólares.

O valor do ‘ouro negro’ está a subir. O preço do petróleo WTI, produzido no Texas, sobe 1,28% para os 47,59 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent está a valorizar 0,87% para os 50,73 dólares.

Segundo os analistas da XTB, as novas medidas de confinamento em determinadas economias podem afetar negativamente o petróleo no curto prazo. “Se o compromisso por todos os membros da OPEP for mantido, com base nos cálculos da ‘Bloomberg’, as diminuições nos inventários de petróleo bruto serão possíveis (embora muito menores do que seria se todo o corte de produção fosse mantido em 7,7 milhões de barris por dia)”, dizem, em research.

Quanto ao mercado cambial, o euro valoriza 0,14% face ao dólar, para 1,2159 dólares, enquanto a libra esterlina valoriza 0,91% face à moeda dos Estados Unidos, para 1,3443 dólares.

Recomendadas

Wall Street fecha a perder, com Nasdaq e S&P 500 a tombar mais de 2%

A nível empresarial, destaque para a queda da Apple de quase 5% depois do Bank of America baixar a empresa de Neutral para Buy, citando preocupações com uma desaceleração nos gastos do consumidor.

PSI fecha no ‘vermelho’. Jerónimo Martins perde mais de 6%

Houve apenas duas cotadas a terminarem a sessão em terreno positivo. Os CTT fecharam a valorizar 3,82% para os 2,72 euros e a Galp cresceu 0,44%, com as suas ações nos 9,63 euros. No mercado cambial, o euro está a ter uma valorização de 0,46% face ao dólar, para os 0,9779 euros.

Wall Street arranca ‘mista’ numa Europa mergulhada no ‘vermelho’

A a Amazon está em destaque, após anunciar um aumento do salário médio dos trabalhadores de armazém, bem como os trabalhadores de entregas. O anúncio antecede em duas semanas o segundo evento de ofertas Prime Day da Amazon, marcado para 11 e 12 de outubro, evento que provocou uma crescente pressão sindical sobre a empresa.
Comentários