Expectativas de exportação na Alemanha aumentam em novembro, diz Ifo

Depois de uma queda no mês anterior, a indústria automóvel volta a ter expectativa de crescimento nas exportações.

4 – Alemanha

O sentimento entre os exportadores alemães melhorou, revela o instituto alemão Ifo.

As expectativas de exportação subiram para mais 0,4 pontos em novembro, face a -4,6 pontos em outubro. “Atualmente, as avaliações positivas e negativas estão aproximadamente em equilíbrio” e há “pequenos vislumbres de esperança estão a surgir para a indústria de exportação alemã”, segundo o Ifo.

Depois de uma queda no mês anterior, a indústria automóvel volta a ter expectativa de crescimento nas exportações. Pelo contrário, os fabricantes de máquinas e equipamentos e as empresas do sector elétrico quase não esperam mais impulsos dos negócios internacionais.

Os produtores de bebidas, indústria moveleira e indústria química esperam queda nas vendas, segundo o estudo.

O Ifo conclui que o atual ambiente de exportação é especialmente difícil para as indústrias de uso intensivo de energia.

Recomendadas

Mercado automóvel com crescimento homólogo de 43%

Em janeiro foram matriculadas 17.455 viaturas em Portugal. No caso dos ligeiros de passageiros, o aumento homólogo é de 48,4%, ao passo que se regista uma queda de 7,3% face a 2019.

Presidente da República envia para o Tribunal Constitucional decreto sobre associações públicas profissionais

Segundo uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado “considera que o decreto da Assembleia da República suscita dúvidas relativamente ao respeito de princípios como os da igualdade e da proporcionalidade, da garantia de exercício de certos direitos, da autorregulação e democraticidade das associações profissionais, todos previstos na Constituição da República Portuguesa”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários