A Explorer Investments, através da Discovery Hotel Management (DHM), lançou uma campanha de angariação de fundos em conjunto com o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), cujo objetivo é apoiar o acolhimento de refugiados ucranianos em Portugal.
“Uma noite pela Ucrânia” é o mote da campanha solidária que visa angariar fundos para apoiar o acolhimento de todos os cidadãos ucranianos deslocados em Portugal. Por cada dormida nos hotéis da rede da DHM durante abril e maio, um ou dois euros revertem a favor da associação humanitária. Segundo as previsões do grupo hoteleiro, montante total angariado deverá chegar aos 50 mil euros.
Luís Mexia Alves, presidente-executivo da DHM, afirma que “a situação de crise na Ucrânia convoca-nos a todos para contribuir para uma resposta célere, adequada e eficaz à assistência a todos os ucranianos que, no espaço de semanas, viram as suas vidas destruídas. Nesse sentido, a DHM associa-se à JRS através do lançamento desta campanha com o objetivo de apoiar centenas de ucranianos que procuram o nosso país em busca de um lugar para se instalar e viver em segurança”.
Desde o início da invasão russa na Ucrânia, a JRS acompanhou cerca de 400 pessoas, no que toca ao apoio social, legal, acolhimento de emergência e de longa duração, psicológico, de empregabilidade, formação e ensino da língua.
“A maioria das pessoas que acompanhamos são mulheres e crianças, que procuram em Portugal um local onde se possam sentir protegidas desta terrível guerra. Procuramos responder da melhor forma a todos os pedidos de ajuda que nos chegam, e nesse sentido a parceria com os Hotéis Discovery é fundamental à nossa missão. Juntos, assumimos este papel de sermos simultaneamente a casa, a família e o ombro amigo que as pessoas tanto precisam neste momento. Tem sido, sem dúvida alguma, uma experiência muito positiva”, afirmou o diretor-geral da JRS, André Costa Jorge.
No início do mês de março, a Explorer Investments, através da DHM, disponibilizou alojamento para 100 refugiados no hotel Ramada by Wyndham, em Lisboa, tornando-se na primeiro unidade hoteleira da capital portuguesa a oferecer esta ajuda.