[weglot_switcher]

Explosão em central nuclear em França faz vários feridos

Uma explosão na central nuclear de Flamanville, no norte da França, fez esta manhã vários feridos. As autoridades avançam que “não haverá riscos nucleares”.
  • Benoit Tessier/REUTERS
9 Fevereiro 2017, 11h00

Uma explosão na central nuclear de Flamanville, no noroeste da França, fez na manhã desta quinta-feira vários feridos. As autoridades indicam, no entanto, que “não haverá riscos nucleares”.

Segundo os meios de comunicação locais, o incidente ocorreu por volta das das 10h00 (9h00 em Lisboa). Os bombeiros foram chamados ao local depois de ter sido reportada uma explosão numa sala de máquinas, no reator 1 da central nuclear de Flamanville — considerada uma “zona não nuclear”.

O primeiro balanço dá conta de que há pelo menos cinco feridos ligeiros que foram assistidos pelos bombeiros depois de terem ficado ligeiramente intoxicados pelo fumo.

Um dos dois reatores da central nuclear foi entratanto parado para evitar danos maiores. No entanto, segundo a EDF, a principal distribuidora de enegia elétrica em França, a explosão não compromete o funcionamento da central nuclear, nem representa qualquer risco para o ambiente.

No local, a EDF está a construir um reator nuclear de terceira geração que deverá estar pronto já no próximo ano.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.