Exportações agroalimentares cresceram 7,7% em 2014, revela Assunção Cristas

A ministra da Agricultura e Mar congratulou-se hoje com o ano de “excelente desempenho” para a agricultura portuguesa que foi 2014, destacando o crescimento de 7,7% nas exportações e a redução de 2,2% nas importações. Assunção Cristas, que está hoje a ser ouvida na comissão parlamentar de Agricultura e Mar, estimou que o défice da […]

A ministra da Agricultura e Mar congratulou-se hoje com o ano de “excelente desempenho” para a agricultura portuguesa que foi 2014, destacando o crescimento de 7,7% nas exportações e a redução de 2,2% nas importações.

Assunção Cristas, que está hoje a ser ouvida na comissão parlamentar de Agricultura e Mar, estimou que o défice da balança agroalimentar tenha “diminuído na casa dos 683 milhões de euros” e salientou que o quarto trimestre “é ainda mais animador”.

Segundo a ministra da Agricultura, entre outubro e dezembro de 2014, as exportações do setor agroalimentar cresceram 10,1% (acima dos 4,6% do conjunto da economia), enquanto as importações diminuíram 1,4%.

Assunção Cristas adiantou ainda que, no final de 2014, a execução do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) se situava nos 90%, tendo atingido atualmente os 95%.

A ministra quer finalizar a execução do PRODER até ao verão, estando este programa a ser executado em simultâneo com o seu substituto, o PDR 2020, que deve abrir ainda este mês uma medida para jovens agricultores.

Questionada sobre o impacto do embargo russo sobre as exportações agrícolas, Assunção Cristas afirmou que os produtores têm sabido encontrar alternativas e garantiu que o Governo está “a acompanhar de perto” a situação em Angola, que impôs quotas de importação para determinados produtos alimentares.

“O mercado angolano é uma preocupação para nós, mas nem tudo está sujeito às quotas. Há setores que vão continuar a ter importância, nomeadamente a área do vinho”, assinalou a governante, admitindo que outros serão penalizados.

“O Ministério da Agricultura está a acompanhar muito de perto esta matéria” para ajudar os produtores a procurar mercados alternativos, adiantou.

OJE/Lusa

Recomendadas

Jogos online. Portugueses apostaram 31 milhões de euros por dia em 2022

Os apostadores nacionais investiram 1.482,1 milhões de euros em apostas desportivas, enquanto os jogos de fortuna ou azar representaram um volume de 9.938,8 milhões de euros.

Reservas para a Páscoa no Algarve antecipam ocupação hoteleira elevada

Em declarações à Lusa, o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), João Fernandes, disse que na Páscoa há a expectativa de o Algarve atingir uma taxa de ocupação por quarto superior a 90%, frisando que o mês de abril, na sua globalidade, deverá registar taxas de ocupação por quarto entre os 65 e os 70%.

Falhar uma prestação no crédito retira bonificação às famílias

O diploma publicado na passada quarta-feira é bastante claro: as famílias têm de ter “as suas prestações no contrato de crédito devidamente regularizadas”.