Exportações disparam e atingem máximo de 12 meses

As exportações aumentaram 9,4% em outubro face ao mês homólogo, obtendo o melhor desempenho dos últimos 12 meses, com o contributo decisivo das vendas para fora do espaço comunitário que cresceram 18,3%, revela o INE. As estatísticas do comércio internacional dão também conta de um aumento homólogo de 1,2% das importações. No comércio extra União […]

As exportações aumentaram 9,4% em outubro face ao mês homólogo, obtendo o melhor desempenho dos últimos 12 meses, com o contributo decisivo das vendas para fora do espaço comunitário que cresceram 18,3%, revela o INE.

As estatísticas do comércio internacional dão também conta de um aumento homólogo de 1,2% das importações.

No comércio extra União Europeia (UE), verificou-se um aumento das vendas da generalidade dos produtos, destacando-se os veículos e outro material de transporte, combustíveis minerais e produtos agrícolas.

As exportações intra UE aumentaram 5,5% em outubro face ao mês homólogo de 2013, refletindo a evolução da categoria “outros produtos”, produtos agrícolas e plásticos e borrachas.

A nível de importações, registou-se um aumento de 6,9% no comércio comunitário (salientando-se o acréscimo dos veículos e outro material de transporte), enquanto as compras a países terceiros caíram 13,4%, devido sobretudo à evolução dos combustíveis minerais.

Comparando com o mês anterior, as exportações cresceram 13,8% em outubro (7,9% no espaço europeu e 28,2% no exterior) e as importações 5,4% (6,1% dentro da UE e 3,1% fora).

No trimestre terminado em outubro, as exportações de bens aumentaram 4,1% e as importações subiram 2% face ao período homólogo de 2013, resultando num desagravamento de 190,6 milhões de euros do défice da balança comercial.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

Comunidades pedem a António Costa que resolva “discriminação” de pensionistas

O Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa (CRCPE) endereçou hoje uma carta ao primeiro-ministro de Portugal a solicitar a atualização das pensões e reformas para evitar perdas do valor futuro das pensões e reformas dos portugueses no estrangeiro.

JMJLisboa2023. Portugal terá retorno económico de cerca de 350 milhões de euros

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza no próximo mês de agosto em Lisboa, vai ter um retorno económico para Portugal de cerca de 350 milhões de euros, revelou hoje o coordenador do evento nomeado pelo Governo.

Câmara de Grândola aprova nova descida do IMI e alargamento do IMI familiar

A Câmara Municipal de Grândola aprovou, na passada quinta-feira, as propostas de redução do IMI de 0,34% para 0,33%, e de alargamento do IMI familiar para famílias com um dependente. Reduções que são para vigorarem em 2023.