Exportações e importações aumentaram 31,2% e 39,4% no segundo trimestre

No primeiro trimestre do ano, foram registadas taxas de variação homóloga de +18% e +36,8%, respetivamente.

As exportações portuguesas aumentaram 31,2% no segundo trimestre, enquanto as importações subiram 39,4%, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a estimativa rápida do Comércio Internacional de bens, divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Se tivermos por termo de comparação o segundo trimestre do ano de 2020, existiram aumentos de 95,5% nas exportações e 108,3% nas importações, ao passo que, relativamente ao mesmo período de 2019, foram registados crescimentos de 35,1% e 36,8%.

No primeiro trimestre deste ano, foram registadas taxas de variação homóloga de +18% e +36,8%, respetivamente.

Para a elaboração da estimativa rápida, o INE utilizou informação estatística relativa às trocas comerciais de bens com a União Europeia (Comércio Intra-UE) e os Países Terceiros (Comércio Extra-UE).

“O apuramento da estimativa rápida do Comércio Internacional permite a sua inclusão na estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais”, refere o INE.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 8 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

Zaporizhzhia. Ucrânia e Rússia querem visita da AIEA à central nuclear após ataques

Os apelos surgem depois de acusações mútuas sobre a origem dos ataques ao reator da central nuclear de Zaporiyia, no sul da Ucrânia.

Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

EUA preparam-se para investir 362 mil milhões no combate às alterações climáticas; Pfizer adquire biofarmacêutica em troca de 5,3 mil milhões; Continuam os exercícios militares chineses perto da ilha de Taiwan
Comentários