Exportações e importações de serviços de turismo sobem 137% e 63% em julho e superam 2019

As despesas de turistas estrangeiros em Portugal e de turistas portugueses em outros países aumentaram 137% e 63%, respetivamente, em julho, em termos homólogos, superando os valores registados no mesmo mês de 2019, divulgou esta terça-feira o BdP.

“Em julho de 2022, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para a manutenção de crescimentos acentuados face ao mesmo período do ano passado, devido ao contexto de restrições à movimentação internacional de pessoas que vigorava em 2021”, refere o Banco de Portugal (BdP).

Segundo precisa, “o indicador sugere um crescimento das exportações de 137% face a julho de 2021 (após uma variação de 164% em junho) e um crescimento das importações de 63% (variação de 74% em junho)”.

Os valores de julho situam-se também acima dos registados em 2019, o último ano pré-pandemia, com as exportações a corresponderem a 120% e as importações a 121% dos respetivos valores observados em julho de 2019.

Relativamente aos valores acumulados até julho de 2022, as exportações e importações superam também os valores observados em igual período de 2019, correspondendo a 111% e 102% do valor então registado.

As séries hoje apresentadas pelo BdP são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).

Conforme explica o banco central “esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat, que pode encontrar no domínio das estatísticas externas | balança de pagamentos”.

O BdP atualiza o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos em 30 de setembro.

Recomendadas

Espanha e Alemanha reúnem-se em cimeira pela primeira vez desde 2013

Espanha e Alemanha celebram na quarta-feira a primeira cimeira bilateral em nove anos, que coincide com um momento de sintonia entre os dois executivos em projetos como o do gasoduto para ligar a Península Ibérica à Europa central.

CMVM: “É notório o crescimento da divergência dos padrões de poupança das famílias portuguesas”

“A poupança de longo prazo exige disciplina e empenho além de, naturalmente, um nível de rendimento que permita poupar. Esta combinação de condições ajuda a explicar o baixo nível de poupança em Portugal e em outros países que nos são próximos”, reconhece Rui Pinto.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.
Comentários