Exportações espanholas em queda até níveis mais baixos de 2012

As exportações espanholas, um dos principais motores da economia nos últimos anos, registaram uma forte desaceleração no terceiro trimestre do ano para os níveis mais baixos desde 2012, segundo dados divulgados hoje. O Indicador Sintético de Atividade Exportadora (ISAE), preparado pela Secretaria de Estado do Comércio, confirma uma queda de mais de 15 pontos percentuais […]

As exportações espanholas, um dos principais motores da economia nos últimos anos, registaram uma forte desaceleração no terceiro trimestre do ano para os níveis mais baixos desde 2012, segundo dados divulgados hoje.

O Indicador Sintético de Atividade Exportadora (ISAE), preparado pela Secretaria de Estado do Comércio, confirma uma queda de mais de 15 pontos percentuais durante o terceiro trimestre do ano, passando de 23,1 para 7,6 pontos, o valor mais baixo em dois anos.

Um agravamento que coincide com o aumento da procura interna e a travagem ou recessão nas principais economias da zona euro, destino de cerca de metade das vendas espanholas.

Apesar de quedas em praticamente todos os setores de exportações, o ISAE permanece positivo na maioria, exceto no setor automóvel (menos 12,6 pontos percentuais) e no de matérias-primas (menos 1,6 pontos).

São menos as empresas que referem que a sua carteira de pedidos aumentou, tendo crescido significativamente o número das que apontam menos vendas e crescido ligeiramente as que apontam a vendas estáveis.

OJE/Lusa

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Prémio Nobel da Literatura atribuído à escritora francesa Annie Ernaux

A Academia Sueca galardoou a autora pela “coragem e acuidade clínica com que descortina as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal”.

Brasil: Vitória de Lula da Silva não está assegurada. Veja a “A Arte da Guerra”

As eleições no Brasil e na Bulgária e ainda o desfecho dos primeiros passos da primeira-ministra britânica, Liz Truss. Tudo para ver esta semana em ‘A Arte da Guerra’, da plataforma JE TV, um programa conduzido pelo jornalista António Freitas de Sousa e com os comentários do embaixador Francisco Seixas da Costa.