[weglot_switcher]

Exportações recuperam 49% no segundo trimestre

Exportações continuam a recuperar do impacto da pandemia no ano passado e cresceram 49% no segundo trimestre face ao período homólogo do ano passado. Quando comparado com abril, maio e junho de 2019, registaram uma subida de 3%.
27 Julho 2021, 11h22

As exportações portuguesas continuaram a recuperar no segundo trimestre deste ano, disparando 49,1% face ao período homólogo do ano passado, um período fortemente afetado pelas medidas de restrição para controlar a pandemia. Segundo a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), contudo, descontando este efeito base e fazendo a comparação com o segundo trimestre de 2019, a venda de bens ao exterior aumentou 3%.

Já as importações aumentaram 46,3% no segundo trimestre face ao segundo trimestre do ano passado, mas diminuíram 3,2% quando comparado com igual período de 2019.

No primeiro trimestre deste ano as exportações cresceram 6% face ao período homólogo e as importações caíram 4,9%.

De acordo com o INE, a estimativa rápida trimestral “tem por base os dados do apuramento a 25 dias do último mês do trimestre e no que se refere aos dois primeiros meses do período de referência, os dados divulgados no mês anterior”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.