[weglot_switcher]

Exposição de Teresa Gonçalves Lobo na Assembleia da Madeira foi visitada por mais de duas mil pessoas

A exposição da artista madeirense “Da Raiz ao Núcleo” permanecerá na Assembleia da Madeira até ao dia 20 de setembro e está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00.
29 Agosto 2022, 13h06

A exposição “Da Raiz ao Núcleo” de Teresa Gonçalves Lobo já foi vista por mais de duas mil pessoas na Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM), informou o organismo legislativo.

A maioria destas visitas foram espontâneas, muitas por cidadãos estrangeiros, alertados pelos dois cartazes que se encontram no exterior do edifício sede da Assembleia Legislativa da Madeira.

“Foram muitas as pessoas, que visitaram a exposição, públicos diferentes, e isso é muito gratificante”, vincou Teresa Gonçalves Lobo.

A artista vincou ainda a componente intercultural que o seu trabalho parece estar a despoletar: “Pensando, por exemplo, nos estrangeiros, é muito bom ver que estes desenhos, estas linhas, estes traços, dialogam com culturas diferentes da nossa”.

Entre março e agosto deste ano foram realizados 16 agendamentos por grupos, grande parte de escolas da região e do continente, representando cerca de 500 visitantes, acompanhados pela própria pintora, que explicou a conceção da exposição e as técnicas utilizadas, permitindo, ainda, uma interação com a arte de forma próxima e intimista.

“Muitos dos jovens nunca tinham visto uma exposição, por isso é muito bom que tivessem vindo à Assembleia. Senti que houve ali um clique, porque no final saíram encantados e com vontade de ver mais exposições, e isso é fantástico”, afirma Teresa Gonçalves Lobo.

São cerca de duas dezenas de pinturas da autoria da artista, disseminadas por vários espaços da ALRAM e declina-se numa “intensa narrativa conceptual de linhas e manchas que dialogam entre si, fruto de um exercício corpóreo e espiritual, despojado de qualquer intenção, mas cujo clamor nos convoca para uma experiência de interioridade, profundamente apurada pelo espaço físico e emocional que as acolhe, não fosse este um projeto artístico concebido especialmente para a ‘casa da Democracia’”, refere a ALRAM.

A artista nascida no Funchal afirmou ainda que a obra teve procura por parte de colecionadores: “graças a esta exposição tive a sorte de entrar em coleções privadas no estrangeiro”.

Teresa Gonçalves Lobo está representada em diversas Coleções, privadas e institucionais, em Portugal e no estrangeiro e é hoje representada em Inglaterra pela galeria londrina WATERHOUSE & DODD, onde expôs quer individual quer coletivamente. O seu trabalho tem sido objeto de ensaios monográficos de vários críticos e curadores portugueses como Nuno Faria, João Pinharanda ou Bernardo Pinto de Almeida.

“Os desenhos depois de expostos num sítio digno como este (Assembleia Legislativa da Madeira) passam a ter mais vida e são mais ricos depois de saírem daqui, porque foram vistos por muita gente. Aqui está uma pequeníssima parte do meu desenho; tenho muitos outros registos, não só de desenho, mas de pintura de gravura, de escultura, de fotografia”, concluiu Teresa Gonçalves Lobo.

A exposição “Da Raiz ao Núcleo” permanecerá na Assembleia Legislativa da Madeira até ao dia 20 de setembro e está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.