[weglot_switcher]

Exposição Universal do Dubai 2020 deverá ser adiada por um ano

Esta alteração de datas requer agora um apoio de uma maioria de dois terços dos Estados-membros do BIE, que se deverão pronunciar sobre a recomendação da respetiva comissão executiva, numa reunião à distância que deverá ter lugar entre 24 de abril e 29 de maio.
21 Abril 2020, 16h41

Os membros da comissão executiva do BIE – Bureau International des Expositions aprovaram esta terça-feira, dia 21 de abril, o adiamento da realização da Exposição Universal do Dubai 2020 para as datas propostas pelo governo dos Emiratos Árabes Unidos (EAU), ou seja, para entre 1 de outubro de 2021 e 31 de março de 2022, ou seja, um ano depois do que estava inicialmente previsto.

Esta alteração de datas requer agora um apoio de uma maioria de dois terços dos Estados membros do BIE, que se deverão pronunciar sobre a recomendação da respetiva comissão executiva, numa reunião à distância que deverá ter lugar entre 24 de abril e 29 de maio.

A decisão tomada hoje deu sequência a uma reunião do colégio de comissários da Expo 2020 Dubai, ocorrida a 30 de março último, na qual os participantes exprimiram a necessidade de adiar a abertura da exposição a fim de fazer face aos desafios colocados pela pandemia de Covid-19.

“Avaliando as consequências sem precedentes da pandemia de Covid-19 sobre a saúde pública, a atividade económica e as restrições mundiais de circulação, a comissão executiva do BIE aprovou por unanimidade o pedido dos Emiratos Árabes Unidos de adiar a exposição e de manter o seu nome ‘Expo 2020 Dubai'”, explica um comunicado a que o Jornal Económico teve acesso.

Segundo o mesmo documento, “tendo em conta a impossibilidade de organizar uma assembleia geral, os Estados membros são convidados a pronunciarem-se através de um voto à distância daqui até 29 de maio de 2020”.

“Se a recomendação foi adoptada por dois terços dos Estados membros votantes e com direito a voto, a Expo 2020 Dubai realizar-zse-á entrre 1 de outubro de 2021 e 31 de março de 2022”, adianta o referido comunicado.

“As Exposições Universais representam a união de esforços em direção a um objetivo partilhado de progresso da humanidade. Estou convencido que a Expo 2020 Dubai constituirá, qunbado o momento ocorrer, a melhor plataforma para construir, com um otimismo e esperança renovados, um futuro melhor e mais prometedor”, defendeu Dimitri S. Kerkentzes, secretário-geral do BIE.

Por seu turno, Alain Berger, delegado da França e presidente da comissão executiva do BIE assinalou que “saudamos a recetividade dos países participantes ao pedido dos Emiratos Árabes Unidos e o pragmatismo com que o respetivo governo tomou as medidas necessárias para um eventual adiamento”.

“É a prova renovada da determinação e compromisso do país em acolher uma Exposição Universal verdadeiramente inclusiva e inspiradora. A comissão executiva apoia plenamente o pedido de adiamento dos Emiratos Árabes Unidos e recomenda que os países do mundo lhe dêem uma sequência favorável”, concluiu Alain Berger.

Por seu turno, Reem Al Hashimy, ministro de Estado e Cooperação Internacional dos EAU, também saudou a recomendação hoje aprovada pela comissão executiva do BIE: “O procedimento oficial visando o acordo oficial para o adiamento começa neste momento e estamos impacientes para trabalhar de maneira construtiva com os Estados membros do NIE, nosso amigos e parceiros, para validar a nova data de 1 de outubro de 2021, data em que Exposição abriurá as suas portas e em que os Emiratos Árabes Unidos acolherão o mundo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.