Muitas das vezes as organizações projetam inconscientemente processos de inovação que produzem resultados inconsistentes e dececionantes. A inovação pode ser muito mais previsível – e muito mais rentável – se começarmos por identificar as necessidades que os clientes têm e como os podemos ajudar na sua vida.

 

Identificamos os principais esforços que os líderes se devem centrar em 2020:

 

1 – Clientes – Investir nos seus clientes

A área mais importante na qual os seus líderes devem investir é nos seus clientes. Se olharmos para o ciclo da vida do cliente, o desafio estratégico não é a frequência das interacções, mas como podemos ser relevantes ao longo da sua vida. Ao investimos nos nossos clientes, eles sentem isso – nos seus olhos e nos nossos.

 

2- Cultura – Criar culturas colaborativas e ágeis

Culturas ágeis são mais eficientes e criam um maior envolvimento dos colaboradores na organização. Mas, para tal acontecer, será exigida uma nova concepção da cultura da organização, muito diferente da atual. Abordagens mais eficazes para a mudança cultural podem ser adotadas por via do uso do conceito de redes – internas e externas – visando diferentes lideres de opinião, que co-criam o futuro e respondem de forma mais dinâmica.

 

3 – Empatia – Aposta na Inteligência Emocional

Ao ignorar os nossos sentimentos no trabalho, ignoramos quem somos – o nosso “ser”. Abraçar as emoções no trabalho significa aprender a dar um feedback mais pessoal e mais próximo, ajudar os colegas a sentirem um sentimento de pertença e comunicar melhor as decisões mais importantes – o seu raciocínio – para ter perguntas e respostas.

 

4 – Contribuição – A Sustentabilidade como factor de sucesso

Todos os líderes necessitam de desenvolver estratégias para reduzir a “pegada de carbono”, colaborando junto da sua cadeia de valor para reduzir energia, emissões e resíduos, apoiar políticas pró-clima e comunicar o seu progresso e abordagem aos colaboradores, clientes, investidores e comunidade.

 

5 – Ser Pessoal – Personalizar o conhecimento 

Ao adotarmos uma abordagem de conhecimento personalizado, percebemos as diferenças individuais e do grupo, e cada um dos elementos poderá obter informações mais valiosas sobre as etapas distintas da vida e das suas necessidades. As empresas da nova década serão organizações híbridas no conhecimento estendido (HELOs), dado que vão usar o conhecimento adquirido pelos seus colaboradores e o conhecimento adquirido através da informação.

 

6 – O Impacto da IA – Entender e preparar-se para a Inteligência Artificial

A IA tem o potencial para tornar praticamente todos os trabalhos mais eficientes, automatizando tarefas repetitivas, processando grandes quantidades de informação, prevendo o comportamento humano e produzindo trabalho que um ser humano pode rever e aprovar. Estas mudanças podem incentivar os membros da organização a experimentar novos modelos de colaboração e a trazer a inovação para o dia a dia, criando funções mais centradas na criatividade. Num mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia, o capital humano torna-se cada vez mais crítico na criação de relacionamentos.