[weglot_switcher]

Faça uma análise prévia de mercado antes de efetuar uma compra

Esta pesquisa prévia pode levar a uma maior poupança e previdência financeira. Poderá utilizar simuladores como ferramenta de comparação de preços de produtos e até de serviços, como sejam o fornecimento de energia.
11 Maio 2023, 07h45

Etapas para uma compra responsável – parte 2

Quais os passos que podem ser seguidos e tomados, de forma a efetuarmos uma compra responsável?

Faça uma análise prévia de mercado. Compare preços, verifique diversas lojas física e online e escolha o sítio certo onde comprar. Esta pesquisa prévia pode levar a uma maior poupança e previdência financeira. Poderá utilizar simuladores como ferramenta de comparação de preços de produtos e até de serviços, como sejam o fornecimento de energia.

Na hora de comprar, evite recorrer a créditos (cartões de crédito, créditos pessoais). Apesar de existirem alguns acordos entre instituições financeiras e as próprias marcas de revenda de produtos, que poderá até ser benéficas para as suas finanças pessoais, tais como pontos e descontos, por norma estes cartões têm sempre uma taxa de juro elevada, levando a que o valor da compra suba substancialmente. Tente fazer uma poupança antes de adquirir o que deseja, pois, pagando a pronto, livrar-se-á de custos adicionais.

Após a compra, lembre-se de ser precavido e responsável! Guarde os talões e recibos da compra que, inclusivamente, são prova para acionar a garantia se necessário. Relembramos que a mesma poderá durar 3 anos (em caso de bens móveis),  sendo que se surgir algum problema com o produto durante este prazo, poderá invocar uma de quatro opções: reparação, troca, um desconto sobre o preço final ou devolução com reembolso.

Com estes pequenos conselhos, pretendemos ajudá-lo a tornar-se mais consciente aquando da realização de uma compra e, consequentemente, tornando-se mais eficiente e proficiente a impulsionar e rentabilizar o seu rendimento!

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.