[weglot_switcher]

Facebook desliga temporariamente algumas funcionalidades do Messenger e Instagram

Os ‘stickers’ e os inquéritos no Facebook Messenger não estão disponíveis.
17 Dezembro 2020, 15h52

O Facebook está a notificar os utilizadores das aplicações Messenger e Instagram na Europa que algumas funcionalidades estão desativadas temporariamente. Esta notificação está a ser feita através de uma mensagem que aparece no topo do ecrã destas aplicações, que indica que as funcionalidades não estão disponíveis para “respeitar as novas regras para os serviços de mensagens na Europa”.

O Facebook não indica exatamente que funcionalidades vão estar indisponíveis, mas, segundo as páginas de apoio técnico que os inquéritos, tanto no Messenger, Instagram estão desativados na Europa, bem como os stickers no Instagram e as respostas personalizadas no Messenger. Outras funcionalidades desativadas podem incluir o envio de alguns tipos de ficheiros no Messenger, alcunhas ou a impossibilidade de se partilharem efeitos de realidade aumentada nas mensagens diretas no Instagram.

O Facebook desativou estas funcionalidades para cumprir as novas regras relacionadas com a utilização de dados na União Europeia. Estas regras fazem parte da Diretiva de Privacidade e Comunicações Electrónicas aprovada em 2002 e que agora está a ser transposta para as leis nacionais dos países da União. Esta diretiva impõe regras mais apertadas para a utilização de dados pessoais por parte de serviços de comunicações que operam nos países da União Europeia.

Não há indicação sobre quando é que estas funcionalidades vão voltar a estar disponíveis, mas em declarações ao site “The Verge” um porta-voz do Facebook assegurou que será “muito em breve”.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.