[weglot_switcher]

Facebook expande programa de ‘fact checking’ independente em Portugal

A rede social anuncia expansão do programa de fact-checking em Portugal com o Polígrafo.
17 Agosto 2019, 12h00

Uma das formas que o Facebook encontrou para reduzir a desinformação são as parcerias com fact-checkers independentes de todo mundo.

O Facebook anunciou a expansão do programa de fact-checking em Portugal com o Polígrafo, meio que é certificado pela organização não-partidária International Fact-Checking Network e que, a partir deste mês, vai rever e avaliar a precisão dos conteúdos na rede social. Este é o segundo parceiro de fact-checking em Portugal, depois do Observador se juntar ao programa em Maio.

Quando um fact-checker classifica uma notícia como falsa, o Facebook mostra essa notícia numa posição mais baixa do Feed de Notícias e reduz significativamente a sua distribuição. Isto reduz o número de pessoas que vêm a notícia.

As Páginas e domínios que partilham repetidamente notícias falsas também vão ver a sua distribuição reduzida, assim como a sua capacidade de gerar receitas. Isto ajuda a conter a divulgação das notícias falsas com motivações financeiras.

“Ao expandir o nosso programa de fact-checking em Portugal, ajudamos as pessoas a entender melhor as informações que vêem e também a reduzir a disseminação de conteúdo falso na plataforma. Estamos muito satisfeitos pelo Polígrafo aderir ao nosso programa”, afirma Natalia Basterrechea, Head of Public Policy, Facebook Spain & Portugal.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.