O Facebook informou esta segunda-feira uma alteração às políticas de discurso de ódio que implicará começar banir publicações que neguem ou distorçam informações sobre o Holocausto, depois de sucessivos pedidos por parte de organizações internacionais.
Mark Zuckerberg, que tem origem judaica, escreveu hoje num post a lamentar o estado do mundo em termos de violência e a justificar a sua decisão, anunciada dois anos depois de ter publicamente criticado por utilizar o Holocausto como um exemplo de negação que pode estar errada, mas deveria ter permissão para estar no Facebook.
“Lutei com a tensão entre defender a liberdade de expressão e os danos causados por minimizar ou negar o horror do Holocausto. O meu próprio pensamento evoluiu à medida que vi dados que mostram um aumento da violência antissemita”, afirmou. “Traçar as linhas certas entre o que é e o que não é discurso aceitável não é algo simples, mas com o estado atual do mundo, acredito que esse é o equilíbrio certo”, esclareceu o cofundador e diretor executivo da empresa.
Assim, a rede social irá, a partir do final do ano, direcionar os utilizadores que procuram termos associados ao extermínio de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial ou à negação dessa catástrofe histórica para informações credíveis fora do Facebook.
Na base da mudança de políticas do Facebook está um estudo estatístico realizado com uma amostra de adultos entre os 18 e os 39 anos nos Estados Unidos em que quase um quarto disse acreditar que o Holocausto foi um mito, é exagerado ou não têm a certeza de ter realmente acontecido.
Só no segundo trimestre de 2020 o Facebook eliminou 22,5 milhões de discursos de ódio da plataforma. “As organizações que estudam as tendências dos discursos de ódio estão a relatar aumentos nos ataques online contra muitos grupos em todo o mundo, e continuamos os esforços para removê-los. Banimos mais de 250 organizações de supremacia branca e atualizámos as nossas políticas para lidar com grupos de milícias e QAnon”, escreveu e a diretora de políticas de conteúdo do Facebook, Monika Bickert, no blog oficial da tecnológica.
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