Fala da Microsoft? Não! É uma burla para roubar informações bancárias

A Policia Judiciária (PJ) alerta para a ocorrência de telefonemas “fraudulentos” em nome da empresa Microsoft que incitam à instalação de programas “maliciosos” no computador, com vista ao roubo de informações bancárias. Em comunicado, a PJ informou ter recebido diversos alertas de que nos últimos dias tem ocorrido, “de forma massiva e crescente, uma tentativa […]

A Policia Judiciária (PJ) alerta para a ocorrência de telefonemas “fraudulentos” em nome da empresa Microsoft que incitam à instalação de programas “maliciosos” no computador, com vista ao roubo de informações bancárias.

Em comunicado, a PJ informou ter recebido diversos alertas de que nos últimos dias tem ocorrido, “de forma massiva e crescente, uma tentativa de distribuição de malware (programa instalado no sistema do computador com o intuito de causar danos, alterações ou roubo de informações), que se inicia com telefonemas fraudulentos utilizando abusivamente o nome da empresa Microsoft”.

“Estes telefonemas, aleatoriamente dirigidos, pretendem fazer crer aos destinatários, que um funcionário do departamento de segurança de informática da Microsoft, expressando-se em inglês, está a resolver problemas do seu computador pessoal. É referido, ainda, que o problema pode ser resolvido, pagando supostas atualizações do sistema Windows, através da compra de pacotes de suporte e assistência”, explicam.

A PJ refere que os falsos funcionários da Microsoft procuram também obter detalhes dos cartões de crédito das vítimas, induzindo-as a instalarem software malicioso, através do qual conseguem, de forma remota, aceder a dados confidenciais.

“Com estes dados, os criminosos entram na posse de dados suficientes para concretizar transferências bancárias fraudulentas, em nome das vítimas, provocando danos que podem ascender a milhares de euros”, apontam.

Nesse sentido, a PJ sublinha que os potenciais visados não deverão “dar resposta a este tipo de contatos”, nem “fornecer quaisquer tipos de dados pessoais”.

OJE/Lusa

Recomendadas

Reter talento e sustentabilidade são os próximos desafios da consultoria

Especialistas acreditam que as inovações tecnológicas vão possibilitar uma melhor adaptação à realidade digital, juntamente com a procura de novas parcerias para servirem melhor os seus clientes. por rodolfo Alexandre Reis

Regulador bancário suíço admite responsabilizar administradores do Credit Suisse

“Não somos uma autoridade judicial, mas estamos a explorar possibilidades de responsabilização”, disse Marlene Amstad, presidente da Finma, numa entrevista publicada hoje no jornal dominical suíço NZZ am Sonntag, em que foi muito crítica da atividade da administração daquele banco.

Consultoras vivem mudanças no mercado e reforçam ‘chatbots’

Em compasso de espera para saber os trâmites da sociedades pluridisciplinares em Portugal, as firmas de consultoria investem na digitalização. A PwC Portugal terá ChatGPT para juristas em breve.