[weglot_switcher]

Falhas do SIRESP “não são de hoje”, diz Ministra da Administração Interna

Constança Urbano de Sousa está a ser ouvida no Parlamento sobre a resposta das forças e dos sistemas de segurança nos incêndios decorrentes no país no último mês e meio.
27 Julho 2017, 18h11

Respondendo às questões do deputado Carlos Abreu Amorim sobre as falhas no  Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) durante o combate aos incêndios florestais de Pedrogão Grande, Gouveia, Alijó e Mação,  Constança Urbano de Sousa, Ministra da Administração Interna (MAI), assumiu que “O SIRESP falha e é isso que tem de ser resolvido” e que “Há falhas de funcionamento do SIRESP, mas não são de hoje”, cita a Lusa, em comunicado.

A revelação foi feita esta quinta-feira durante a audição em Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias , onde a ministra está a ser ouvida a pedido do PSD.

Constança Urbano de Sousa lembrou que este sistema falhou nos incêndios de 2012 e 2013, ano que deflagrou o fogo no Caramulo e morreram bombeiros, e nas cheias de 2013.

Três antenas do SIRESP entraram em modo local, durante os incêndios que têm estado a lavrar em Mação e nos concelhos adjacentes. A ministra informou ainda que, perante a falha provocada pelo derretimento dos cabos que ligam as antenas, foi solicitada a intervenção de uma das unidades móveis, que permitem repor as comunicações através do satélite.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.