[weglot_switcher]

Famílias aliciadas a contratar dois créditos em simultâneo

A edição do semanário o NOVO que este Sábado chega às bancas denuncia o problema e adianta que o Banco de Portugal admite vir a “adoptar medidas adicionais” se o problema se generalizar.
17 Setembro 2022, 09h52

“Bancos aliciam famílias com créditos ilegais” – titula o semanário o NOVO que este Sábado chega às bancas. O problema foi denunciado por várias famílias ao jornal, segundo o qual a Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO) admite estar já a receber pedidos de ajuda dessas pessoas.

O Banco de Portugal não esclarece, mas reconhece a existência destes casos e admite vir a adoptar “medidas adicionais” se a prática se generalizar, adianta o jornal.

As famílias terão sido aliciadas a contratar créditos ao consumo em simultâneo com crédito habitação, de forma a contornar os limites de financiamento impostos pelo Banco de Portugal desde 2018. A escalada das taxas de juro irá aumentar os créditos à habitação, ao mesmo tempo que terão de continuar a assegurar o pagamento dos créditos pessoais, com taxas de juro fixas mas muito mais elevadas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.