Famílias gastaram mais de 300 milhões de euros no supermercado no ano passado

Para o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier o crescimento deve-se ao aumento do consumo dos portugueses, conforme explicou ao “Diário de Notícias”.

Em 2021 as famílias portuguesas gastaram 10,6 mil milhões de euros nos super e hipermercados, o que representa mais 316 milhões de euros do que no período homólogo de 2020, um crescimento que se traduz num aumento de 3,1%, segundo dados dos Scantrends da NielsenIQ, citado pelo “Diário de Notícias”.

Para o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier o  crescimento deve-se ao aumento do consumo dos portugueses e ao efeito inflação. “Este crescimento está assente no aumento de vendas líquidas. As pessoas estão a comprar mais”, afirmou Gonçalo Lobo Xavier.

“Continuamos a fazer um enorme esforço para acomodar [estes aumentos de custos], para sermos eficientes, mas é impossível não os refletir no preço de venda ao público. Estamos a ter crescimentos de custos da ordem dos 25 a 30% e, quando assim é, é toda a cadeia de valor que é impactada”, apontou.

Recomendadas

Portugal e Espanha terão de continuar a ter “exceção ibérica” no preço do gás

O primeiro-ministro disse que tem de continuar a haver uma “exceção ibérica” para os preços do gás mesmo que seja criado um novo mecanismo europeu, porque Portugal e Espanha continuam a ser “uma ilha” energética.

Costa contraria ideia de empobrecimento e afirma que Portugal está a crescer mais do que Alemanha, França e Espanha

Dados de Costa surgem dias depois das previsões de Outono da Comissão Europeia, cujas mais recentes previsões indicam que em 2024 a Roménia ultrapassará Portugal no ranking de desenvolvimento económico da UE.

PremiumOCDE deixa quatro recados a Portugal, do PRR ao orçamento

A OCDE está menos otimista do que estava no verão quanto à evolução da economia portuguesa no próximo ano, tendo revisto em baixa a previsão de crescimento do PIB. Aproveitou também para alertar para a importância do PRR e da consolidação orçamental.
Comentários