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Famílias gastaram mais de 300 milhões de euros no supermercado no ano passado

Para o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier o crescimento deve-se ao aumento do consumo dos portugueses, conforme explicou ao “Diário de Notícias”.
3 Fevereiro 2022, 09h34

Em 2021 as famílias portuguesas gastaram 10,6 mil milhões de euros nos super e hipermercados, o que representa mais 316 milhões de euros do que no período homólogo de 2020, um crescimento que se traduz num aumento de 3,1%, segundo dados dos Scantrends da NielsenIQ, citado pelo “Diário de Notícias”.

Para o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier o  crescimento deve-se ao aumento do consumo dos portugueses e ao efeito inflação. “Este crescimento está assente no aumento de vendas líquidas. As pessoas estão a comprar mais”, afirmou Gonçalo Lobo Xavier.

“Continuamos a fazer um enorme esforço para acomodar [estes aumentos de custos], para sermos eficientes, mas é impossível não os refletir no preço de venda ao público. Estamos a ter crescimentos de custos da ordem dos 25 a 30% e, quando assim é, é toda a cadeia de valor que é impactada”, apontou.

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