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Farfetch adjudica logística à Garland

Gigante mundial de ‘e-commerce’ reúne mais de 400 marcas de moda de luxo e chega a clientes de cerca de 190 países.
6 Outubro 2017, 10h47

A Garland, uma das principais empresas de logística, transportes e navegação do país, com 241 anos, foi eleita pela Farfetch para assegurar a sua logística.

“Apenas um ano depois de ter criado infraestruturas específicas para o desenvolvimento deste negócio, a Garland conta já com 10 clientes na área do ‘e-commerce’, estimando uma faturação anual de um milhão de euros com origem nesse tipo de atividade”, assume um comunicado da Garland.

A Farfetch, empresa global de ‘e-commerce’, fundada em 2008 pelo português José Neves, é uma plataforma que agrega mais de 400 marcas e lojas de moda de luxo e que chega a clientes de 190 países.

Esta empresa está avaliada em mais de um bilião de dólares (cerca de 855 milhões de euros ao câmbio atual), e entregou recentemente à Garland a gestão da logística associada à sua atividade.

Os serviços da Garland na área do ‘e-commerce’ contemplam fundamentalmente preparação de encomendas à unidade, embalamento personalizado, gestão de ‘stocks’ e expedição para o mundo inteiro.

Para atender à crescente procura no comércio eletrónico, a Garland vai juntar este ano mil metros quadrados aos seis mil metros quadrados já exclusivamente dedicados a esta atividade e continua à procura de novos espaços.

Apesar de contar com vários anos a desenvolver atividades subjacentes ao comércio eletrónico para os seus principais clientes, foi há cerca de um ano que a Garland decidiu entrar definitivamente neste negócio.

Para tal, ampliou parte do seu segundo Centro Logístico da Maia, com o objetivo de prestar o melhor serviço com a tecnologia mais avançada.

A empresa de logística arrancou então com uma área de seis mil metros quadrados exclusivamente dedicada à nova atividade e apenas um cliente, a UnCLOSET, uma plataforma onde se pode alugar carteiras de luxo a partir de qualquer ponto da Europa, que ocupava uma área limitada desse espaço.

“Com o objetivo de vir a tornar-se a médio prazo num dos principais ‘players’ neste mercado, a Garland vê as suas expectativas superadas. Com a área dedicada ao ‘e-commerce’ completamente lotada, a empresa está, neste momento, a requalificar as instalações do seu primeiro Centro Logístico da Maia, contemplando uma área adicional de mil metros quadrados para as atividades logísticas do ‘e-commerce'”, revela um comunicado da Garland.

 “A entrada de um dos maiores ‘players’ mundiais nesta área, como a Farfetch, fez com que tenhamos elevado o nível de exigência dos nossos processos que, sendo apoiados por sistemas de informação de última geração, estão plenamente à altura de satisfazer as necessidades deste tipo de negócio”, afirma Ricardo Sousa Costa, administrador do Grupo Garland responsável pela área logística.

Face ao crescimento exponencial verificado, a Garland está já à procura de novos espaços para desenvolver esta área, “já que temos em negociação outros potenciais clientes.”

A tendência nesta área segue rumo a um crescimento cada vez mais significativo, pelo menos a julgar por dados que indicam uma cada vez maior apetência dos consumidores para comprar ‘online’.

Segundo divulgou a Marktest em agosto, foram 4,52 milhões os portugueses que acederam a lojas ‘online’ a partir dos seus computadores pessoais no segundo trimestre deste ano.

O valor corresponde a um aumento de 3,7% face a igual período do ano anterior e representa 76,4% dos internautas em Portugal.

Criada em 1994, sendo a mais recente das áreas de negócio do Grupo Garland, a logística é a que tem registado um maior impulso.

Atualmente, a Garland dispõe de centros logísticos na Abóboda (Cascais), Aveiro, Gaia, Maia (I e II), Marinha Grande e Mealhada.

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