[weglot_switcher]

Fátima na liderança da rede mundial de santuários

A criação de uma associação mundial de destinos religiosos é um dos objetivos do VI Congresso Internacional de Cidades-Santuário.
10 Novembro 2016, 09h53

Um dos objetivos do VI Congresso Internacional de Cidades-Santuário que decorre de hoje a sábado, em Fátima e Ourém, numa iniciativa da Câmara de Ourém, é a criação de uma associação mundial de destinos religiosos, constituída por uma rede de santuários e liderada pelo de Fátima, informa hoje o Correio da Manhã.

O CM refere que, “as cidades que irão integrar esta “rede mundial” serão definidas pela nova associação, sabendo-se que o ponto de partida é o “projeto das cidades-santuário” criado há 20 anos com os santuários marianos europeus de Fátima, Lourdes (França), Czestochowa (Polónia), Loreto (Itália), Altotting (Alemanha) e Mariazell (Áustria). As cidades de Guadalupe (México) e Aparecida (Brasil) são duas das candidatas, podendo surgir outras.

O jornal diário refere que,  o turismo religioso mobiliza 26 milhões de peregrinos na Europa e mais de 15 milhões na América, sobretudo no Brasil e México. “O turismo religioso é transversal: as pessoas podem acompanhar uma cerimónia religiosa de manhã e à tarde dar um mergulho numa praia ou visitar um monumento”, afirmou ao CM Paulo Fonseca, presidente da Câmara de Ourém, destacando a “liderança mundial de Fátima”.

“Queremos promover esta rede em todo o Mundo e ganhar peso e força política”, disse ainda ao CM. Estão confirmados participantes de 15 países da Europa, América Central e do Sul no congresso. No último congresso, em 2009, foi decidido avançar com geminações entre as cidades-santuário.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.