[weglot_switcher]

Fatura da luz. Apoios geraram queda no peso dos impostos para 13% em 2022

Com a forte subida no que diz respeito ao preço antes dos impostos, o peso dos mesmos no valor final caiu radicalmente. Em simultâneo, o preço no consumidor (com impostos) manteve-se estável, sem reflexo para o consumidor, em resultado dos apoios concedidos pelo Estado.
23 Maio 2023, 18h28

O peso dos impostos pagos por KWh na conta da energia foi, no ano passado, o mais baixo desde 2009, em território nacional. Entre dezembro de 2021 e o mesmo mês do ano passado, o montante de imposto caiu de forma acentuada, de 86% para 13%, o que significa que Portugal passou a ser o sexto país no qual o peso dos impostos é menor, de entre os 27 Estados-membros da União Europeia (UE).

De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat, a redução coincide com uma forte subida do preço da energia sem impostos, mas esta mal se notou no preço com impostos, já que neste se registou um ligeiro aumento. Em causa estão os apoios concedidos pelo Estado, que fizeram baixar substancialmente o peso dos impostos cobrados.

A situação gerou, assim, uma notória redução da margem entre as duas vertentes, para níveis bem abaixo dos observados nos anos anteriores.

Portugal está também entre os Estados-membros da UE nos quais os preços da energia no consumidor (com impostos) têm mostrado uma tendência de maior estabilidade nos últimos anos, a par do que acontece no Luxemburgo e em Malta.

Por outro lado, o volume mais elevado dos impostos na fatura da energia, em termos relativos, regista-se na Dinamarca (61%) e Polónia (60%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.