[weglot_switcher]

Faturação da CERTIF caiu 20% no primeiro semestre deste ano

A empresa conseguiu realizar 40% das ações de acompanhamento anuais, “o que permite manter a esperança de concluir o ano com um desempenho positivo, embora abaixo das expetativas iniciais”.
  • Cristina Bernardo
7 Agosto 2020, 20h42

A CERTIF, plataforma nacional especializada nos processos de certificação, faturou menos 20% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o período homólogo de 2019, sem serem revelados os valores absolutos.

“Apesar das circunstâncias decorrentes da pandemia, a Certif conseguiu, no primeiro semestre, realizar 40% das ações de acompanhamento anuais. Novos clientes compensaram o número de anulações”, destaca um comunicado da CERTIF, sublinhando “a certificação de novas gamas de produtos de construção, em clientes que alargaram a sua oferta com novas referências”.

De acordo com o referido comunicado, “a CERTIF, líder em Portugal na certificação de produto, com quota superior a 90%, registou no primeiro semestre, uma redução de 20% na sua faturação em relação ao período homólogo do ano anterior”.

“Ainda assim, conseguiu realizar 40% das ações de acompanhamento anuais, o que permite manter a esperança de concluir o ano com um desempenho positivo, embora abaixo das expetativas iniciais”, destacam os responsáveis da empresa.

Para a administração da CERTIF, “os novos clientes compensaram o número de anulações, embora se admita que seja no segundo semestre que o impacto negativo da pandemia sobre a economia se venha a refletir no número de anulações”.

“O ano de 2020 teve um início muito prometedor, com novos projetos em preparação e novos clientes, sendo significativo o facto de a faturação no primeiro trimestre ter sido superior à do ano anterior, mesmo com redução da atividade a partir de março. Sendo a atividade da CERTIF ligada à dos seus clientes, a impossibilidade de realizar ações no terreno veio a afetar a execução do semestre”, explica o comunicado em questão.

O mesmo documento assinala que, “optando pela não realização de auditorias remotas, salvo em algumas situações identificadas como a única solução possível, foi dada prioridade ao acompanhamento dos processos, preparando o regresso às ações presenciais logo que possível”.

“Apesar das dificuldades com a realização de viagens a partir do mês de março, a faturação direta no estrangeiro no primeiro semestre foi de 48,5% do valor total”, adianta o comunicado.

 

 

Certificação de produtos

Houve lugar à certificação de novas gamas de produtos de construção, em clientes que alargaram a sua oferta com novas referências. No setor elétrico manteve-se a procura da certificados CB para exportação, estando a CERTIF a fazer as inspeções de acompanhamento da produção de produtos para exportação para a América do Sul.

Certificação de serviços, certificação de sistemas, e certificação de pessoas foram as áreas de atuação da CERTIF no primeiro semestre deste ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.