Faturas têm de incluir código QR a partir de janeiro

Medida deveria ter entrado em vigor no início deste ano, mas foi adiada pelo Governo devido à pandemia. Nova regra entra em vigor a 1 de janeiro de 2022, revela hoje o “Negócios”.

Cristina Bernardo

Os comerciantes estão obrigados a incluir o código QR (código de barras dimensional) nas faturas a partir de janeiro, revela hoje o “Jornal de Negócios”.

Este código vai permitir aos contribuintes comunicarem ao fisco o conteúdo dessas faturas através da aplicação oficial para telemóveis do e-fatura, onde existe uma funcionalidade para ler este código que transmite os dados da faturação. No entanto, continua a ser obrigatória a fatura com NIF.

Esta ferramenta deveria ter entrado em vigor em janeiro deste ano, mas o Governo adiou o prazo devido à pandemia, devido à necessidade das empresas adaptarem os seus sistemas informáticos.

Recomendadas

Presidente do Peru detido após ser destituído e acusado de golpe de Estado

Pedro Castillo foi detido e está na sede da polícia de Lima, depois de ter sido destituído pelo Congresso, acusado de tentar executar um golpe de Estado ao anunciar a sua dissolução.

Lagarde e o ‘whatever it takes’ para controlar a inflação. Ouça o podcast “Mercados em Ação”

No “Mercados em Ação”, podcast do JE, vai poder contar com a análise de especialistas em temas como ações e obrigações; investimento e poupança; BCE e FED; resultados e empresas; análises e gráficos.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários