Juana Roig, CEO da Mercadona Online e filha do presidente e principal acionista da rede de supermercados Juan Roig, defende que o lugar do seu pai deve ser ocupado por alguém que não tenha ligações familiares. “Faz mais sentido que o sucessor seja alguém fora da família”, referiu referiu numa entrevista em podcast da startup espanhola, Itnig.
“O meu pai sempre me disse que as ações são herdadas, a posição não”, afirma a CEO, assumindo que não vai candidatar-se ao lugar do pai na sucessão do cargo de presidente da empresa de distribuição alimentar. “Gerir a Mercadona é um grande desafio. Veremos nessa altura quem será a pessoa mais preparada para o cargo”, salientou.
A mais nova de quatro filhas de Juan Roig defende nesta entrevista que enquanto o pai se mantiver como principal acionista a empresa de distribuição alimentar não será vendida. “Para o meu pai a Mercadona é a sua quinta filha”, realça.
A CEO da Mercadona Online indicou que a empresa faturou 540 milhões de euros em vendas online em 2022, dos quais 325 milhões de euros corresponderam ao novo sistema implementado pelo Mercadona Online através dos seus supermercados nos grandes centros urbanos.
Em Portugal, o grupo espanhol de distribuição alimentar já conta com 39 supermercados em funcionamento.