[weglot_switcher]

FCT lança linha de 1,5 milhões de euros para apoiar projetos de investigação para o SNS

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia lançou esta terça-feira, uma linha excecional para apoiar projetos de Investigação e desenvolvimento de implementação rápida que respondam às necessidades atuais do SNS.
24 Março 2020, 20h26

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) anunciou esta terça-feira o lançamento de uma linha no valor de 1,5 milhões de euros para apoiar projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento que possam ajudar o Serviço Nacional de saúde (SNS).

A linha ascende, nesta fase, a 1,5 milhões de euros e é lançada em  colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), visando apoiar projetos e iniciativas de Investigação e Desenvolvimento (I&D) já em curso ou a desenvolver e que respondam às necessidades do SNS.

O financiamento de cada projeto será até 30 mil euros, além dos recursos próprios associados à reorientação de equipas de I&D em curso nas unidades de I&D apoiada pela FCT.

“Pretende-se alavancar atividades de I&D com impacto expectável a curto prazo, e que contribuam para o esforço nacional de gestão da crise epidemiológica, para a melhoria da resposta dos sistemas de saúde à Covid-19 e à gestão dos doentes e/ou para a implementação de medidas de saúde pública, em linha com o disposto no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus da Direção Geral da Saúde (DGS)”, refere um comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A linha é dirigida a unidades de I&D das instituições do ensino superior e seus institutos, Laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, Sociedades científicas ou associações científicas sem fins lucrativos, Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, que poderão concorrer individualmente ou em parceria, sendo obrigatória a participação de serviços e entidades prestadoras de cuidados de saúde. Entidades empresarias podem participar desde que em parceria com instituições de investigação.

Os projetos e iniciativas de I&D podem considerar novas ferramentas de prevenção, desenvolvimento terapêutico, métodos de diagnóstico, estudos clínicos e epidemiológicos, assim como atividades de I&D que incluam uma componente sociocultural e ações de promoção de uma sociedade resiliente com capacidade de enfrentar o atual contexto de incerteza em que vivemos, sobretudo na população mais idosa e em grupos de maior risco.

A avaliação das propostas de I&D será feita por uma comissão que integra peritos designados pela FCT e a AICIB. O resultado da avaliação das propostas do primeiro período de candidatura será comunicado até 20 de abril.

O concurso terá dois períodos de candidatura para a apresentação de propostas. A saber:

  • O primeiro prazo de candidatura decorrerá até às 17h00 do dia 5 de abril de 2020
  • O segundo período terá em conta a evolução da situação e só será anunciado findo o primeiro período.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.