[weglot_switcher]

Fed “fez asneira” ao manter as taxas de juro inalteradas, acusa Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a Reserva Federal, esta segunda-feira, por não cortar as taxas de juros, mantendo a pressão sobre o banco central para mudar a sua política monetária.
  • Jonathan Ernst / Reuters
24 Junho 2019, 15h49

O presidente dos EUA acusou a Reserva Federal de minar os esforços do governo norte-americano para impulsionar o crescimento económico.

Na rede social Twitter, Donald Trump manifestou o seu desagrado depois da Fed ter anunciado, na quarta-feira passada, que vai manter a taxa de juro de referência (federal funds rate) inalterada, em linha com as expetativas dos analistas.

“Apesar de uma Reserva Federal que não sabe o que está a fazer – subiu as taxas muito rapidamente (…)  fez um aperto em grande escala, em 50 milhões de euros dólares – nós estamos a caminhar para um dos melhores meses de junho da história dos EUA”, começou por afirmar num ‘tweet’.

“Imaginem o que poderia ter acontecido se a Fed tivesse acertado”, especulou. “Milhares de pontos acima no Dow e o crescimento do PIB em 4 ou 5%. Agora eles estão agarrados, como uma criança teimosa, quando precisamos de cortes nas taxas e flexibilização, para compensar o que os outros países estão a fazer contra nós”, continua. “Fizeram asneira!”, rematou.

A taxa de juro diretora continua fixada num intervalo entre 2,25% e 2,50%, anunciou o Federal Open Market Committee (FOMC), após a reunião de dois dias que terminou na passada quarta-feira.

Assim, a Reserva Federal anunciou que vai combater os crescentes riscos económicos globais e domésticos, ao avaliar as crescentes tensões comerciais e a inflação fraca.

A instituição liderada por Jerome Powell sinalizou, no entanto, que poderá em breve decidir um corte na taxa de juro, ao remover do comunicado a palavra “paciente”, substituindo-a por “agir apropriadamente” face a incertezas no outlook económico e às pressões sobre a inflação. A última vez que o FOMC implementou um aumento na federal funds rate foi em dezembro do ano passado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.